BILHETE ORIENTADOR COMO INSTRUMENTO DE INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Autores

  • Cristiane Fuzer

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148512198

Palavras-chave:

Teacher training. Writing. Guiding notes. Lexicogrammar choices

Resumo

Este artigo apresenta análise de escolhas léxico-gramaticais num gênero catalisador no processo de letramento e formação de professores: o bilhete orientador. Com base na perspectiva textual-interativa para avaliação de textos e em princípios da  Linguística  Sistêmico-Funcional,  são  analisados  bilhetes  orientadores  produzidos por uma professora em formação na área de Letras, dirigidos a alunos participantes de um  Ateliê  de  Textos  desenvolvido  numa  escola  pública,  em  Santa  Maria,  RS.  A  análise evidenciou quais elementos léxico-gramaticais, relacionados às metafunções ideacional e interpessoal, são usados para estabelecer interação, provocar e orientar a reescrita. A partir de  padrões  léxico-gramaticais, quatro  movimentos  básicos  são  propostos  para a organização do bilhete orientador: reações do leitor ao texto do aluno, elogios à produção, orientações para a reescrita e incentivo à reescrita.

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Publicado

2012-06-01

Como Citar

Fuzer, C. (2012). BILHETE ORIENTADOR COMO INSTRUMENTO DE INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Letras, (44), 213–245. https://doi.org/10.5902/2176148512198