BILHETE ORIENTADOR COMO INSTRUMENTO DE INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PRODUÇÃO TEXTUAL
DOI :
https://doi.org/10.5902/2176148512198Mots-clés :
Teacher training. Writing. Guiding notes. Lexicogrammar choicesRésumé
Este artigo apresenta análise de escolhas léxico-gramaticais num gênero catalisador no processo de letramento e formação de professores: o bilhete orientador. Com base na perspectiva textual-interativa para avaliação de textos e em princípios da Linguística Sistêmico-Funcional, são analisados bilhetes orientadores produzidos por uma professora em formação na área de Letras, dirigidos a alunos participantes de um Ateliê de Textos desenvolvido numa escola pública, em Santa Maria, RS. A análise evidenciou quais elementos léxico-gramaticais, relacionados às metafunções ideacional e interpessoal, são usados para estabelecer interação, provocar e orientar a reescrita. A partir de padrões léxico-gramaticais, quatro movimentos básicos são propostos para a organização do bilhete orientador: reações do leitor ao texto do aluno, elogios à produção, orientações para a reescrita e incentivo à reescrita.Téléchargements
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Publiée
2012-06-01
Comment citer
Fuzer, C. (2012). BILHETE ORIENTADOR COMO INSTRUMENTO DE INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Letras, (44), 213–245. https://doi.org/10.5902/2176148512198
Numéro
Rubrique
Artigos