“Contextualizando bem, que mal tem?”: a gramática como ferramenta de ensino de língua portuguesa

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148569408

Parole chiave:

Ensino de língua portuguesa, Gramática contextualizada, Análise linguística, Atividades contextualizadas

Abstract

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino pautada na abordagem da gramática contextualizada e da análise linguística. Nesse sentido, a partir do movimento de reformulação do ensino de Língua Portuguesa, iniciado nos anos 1980, evidenciou-se que a leitura e a análise devem ocorrer de forma que se possa explorar o texto e que se consiga constituir uma relação interativa, salientando a utilização da língua em contexto real. Desse modo, partindo-se de uma teoria sociointeracionista, busca-se entender a explicação de um fenômeno específico, a gramática contextualizada, desenvolvendo atividades que se enquadrem nessa perspectiva.

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Biografie autore

Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC

Possui graduação no Curso de Licenciatura em Letras ? Língua Portuguesa/Literaturas ? pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado em Letras, área de concentração: Estudos da Linguagem (linha de pesquisa: discurso e aquisição), pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), doutorado em Letras, área de concentração: Estudos da Linguagem (linha de pesquisa: linguagem e interação), pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Desde 2010, é professora do Curso de Letras Português e Espanhol ? Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Foi coordenadora do Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID), edital 2018. Realiza pesquisas nas seguintes áreas: Linguística Aplicada; Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa; Formação docente.

Jéssica Wastoski Aires, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC

Formada no curso de Letras - Licenciatura em língua portuguesa e espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS - Campus Cerro Largo). Na UFFS atuou como bolsista no PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e residente do Programa de Residência Pedagógica em Língua Portuguesa da UFFS - Campus Cerro Largo.

 

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Pubblicato

2023-02-02 — Aggiornato il 2023-02-02

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Come citare

Gonçalves, A. C. T., & Aires, J. W. (2023). “Contextualizando bem, que mal tem?”: a gramática como ferramenta de ensino de língua portuguesa. Letras, 1(64), 80–96. https://doi.org/10.5902/2176148569408

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