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“Contextualizando bem, que mal tem?”: a gramática como ferramenta de ensino de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148569408

Palavras-chave:

Ensino de língua portuguesa, Gramática contextualizada, Análise linguística, Atividades contextualizadas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino pautada na abordagem da gramática contextualizada e da análise linguística. Nesse sentido, a partir do movimento de reformulação do ensino de Língua Portuguesa, iniciado nos anos 1980, evidenciou-se que a leitura e a análise devem ocorrer de forma que se possa explorar o texto e que se consiga constituir uma relação interativa, salientando a utilização da língua em contexto real. Desse modo, partindo-se de uma teoria sociointeracionista, busca-se entender a explicação de um fenômeno específico, a gramática contextualizada, desenvolvendo atividades que se enquadrem nessa perspectiva.

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Biografia do Autor

Jéssica Wastoski Aires, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC

Formada no curso de Letras - Licenciatura em língua portuguesa e espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS - Campus Cerro Largo). Na UFFS atuou como bolsista no PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e residente do Programa de Residência Pedagógica em Língua Portuguesa da UFFS - Campus Cerro Largo.

 

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Publicado

2023-02-02

Versões

Como Citar

Gonçalves, A. C. T., & Aires, J. W. (2023). “Contextualizando bem, que mal tem?”: a gramática como ferramenta de ensino de língua portuguesa. Letras, 1(64), 80–96. https://doi.org/10.5902/2176148569408

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