ANÁLISE MULTIMODAL DE ANÚNCIOS DO PROGRAMA “NA MÃO CERTA”

Autores

  • Fábio Alexandre Silva Bezerra
  • Roseli Gonçalves do Nascimento
  • Viviane Heberle

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148512022

Palavras-chave:

Multimodality, Genre, Systemic Functional Linguistics

Resumo

Neste trabalho, propomos uma análise multimodal de dois anúncios que divulgam o programa social Na Mão Certa, voltado para a luta contra a exploração sexual  infanto-juvenil  nas  estradas  brasileiras.  Com  base  em  estudos  de  gênero (MEURER,  2002;  ChEoNG,  2004),  na  linguística  sistêmico-funcional  (haLLIdaY, 1994; haLLIdaY; MatthIESSEN, 2004) e na gramática visual (KRESS; VaN LEEUWEN, 1996, 2006), discutimos como esse tema é veiculado através de recursos visuais e verbais, resultando em sentidos explícitos e implícitos. os resultados sugerem que os recursos semióticos nos dois textos contribuem para reforçar a problemática da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes como algo real e atribuir  responsabilidade  a  todos  os  setores  envolvidos,  mobilizando-os  para  ações transformadoras dessa realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-06-01

Como Citar

Bezerra, F. A. S., Nascimento, R. G. do, & Heberle, V. (2010). ANÁLISE MULTIMODAL DE ANÚNCIOS DO PROGRAMA “NA MÃO CERTA”. Letras, (40), 9–26. https://doi.org/10.5902/2176148512022

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)