Conhecimentos linguísticos explorados em provas de concursos públicos: conteúdos e níveis de análise privilegiados

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148589179

Mots-clés :

Concurso público, Língua Portuguesa, Conhecimentos linguísticos

Résumé

Neste artigo, analisamos os conteúdos e os níveis de análise linguístico-gramatical privilegiados em provas de concursos públicos nacionais. Nosso corpus é constituído por programas de estudo e por questões objetivas de certames realizados no intervalo de dez anos (2010-2019). A pesquisa segue a orientação teórico-metodológica da Linguística Aplicada (Cavalcanti, 1986; Moita Lopes, 2013; Celani, 1998), em diálogo com a Historiografia da Linguística (Koerner, 1996; Swiggers, 1990). Os resultados atestam uma maior recorrência de conteúdos que privilegiam a abordagem de aspectos morfossintáticos da língua numa dimensão predominantemente normativa, mas que também permitem a exploração, embora em menor proporção, de conhecimentos semânticos e textuais.

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Bibliographies de l'auteur

Lucielma de Oliveira Batista, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2024). Servidora técnico-administrativa da Universidade Estadual da Paraíba. Pesquisadora do grupo de pesquisa HGEL - Historiografia, Gramática e Ensino de Línguas (UFPB/CNPq).

Francisco Eduardo da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Professor Adjunto III do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba. Líder do grupo de pesquisa HGEL - Historiografia, Gramática e Ensino de Línguas (UFPB/CNPq).

Références

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Publiée

2025-07-04

Comment citer

Batista, L. . de O., & Silva, F. E. da. (2025). Conhecimentos linguísticos explorados em provas de concursos públicos: conteúdos e níveis de análise privilegiados. Letras, 34(1), e89179. https://doi.org/10.5902/2176148589179