Conhecimentos linguísticos explorados em provas de concursos públicos: conteúdos e níveis de análise privilegiados

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148589179

Mots-clés :

Concurso público, Língua Portuguesa, Conhecimentos linguísticos

Résumé

Neste artigo, analisamos os conteúdos e os níveis de análise linguístico-gramatical privilegiados em provas de concursos públicos nacionais. Nosso corpus é constituído por programas de estudo e por questões objetivas de certames realizados no intervalo de dez anos (2010-2019). A pesquisa segue a orientação teórico-metodológica da Linguística Aplicada (Cavalcanti, 1986; Moita Lopes, 2013; Celani, 1998), em diálogo com a Historiografia da Linguística (Koerner, 1996; Swiggers, 1990). Os resultados atestam uma maior recorrência de conteúdos que privilegiam a abordagem de aspectos morfossintáticos da língua numa dimensão predominantemente normativa, mas que também permitem a exploração, embora em menor proporção, de conhecimentos semânticos e textuais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Lucielma de Oliveira Batista, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2024). Servidora técnico-administrativa da Universidade Estadual da Paraíba. Pesquisadora do grupo de pesquisa HGEL - Historiografia, Gramática e Ensino de Línguas (UFPB/CNPq).

Francisco Eduardo da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Professor Adjunto III do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba. Líder do grupo de pesquisa HGEL - Historiografia, Gramática e Ensino de Línguas (UFPB/CNPq).

Références

ALTMAN, Cristina. A pesquisa linguística no Brasil (1968-1988). 2. ed. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2004 [2003].

BATISTA, Lucielma de Oliveira. O tratamento dos conhecimentos linguístico-gramaticais em concursos públicos (2010-2019). 2024. 409 f. Tese (Doutorado em Linguística) – PROLING, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2024. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32401?locale=pt_BR>. Acesso em: 14 abr. 2025.

CAVALCANTI, Marilda Couto. A propósito de linguística aplicada. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 7, 1986. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639020>. Acesso em: 13 ago. 2021.

CELANI, Maria Antonieta Alba. Transdisciplinaridade na linguística aplicada no Brasil. In: Signorini, Inês; Cavalcanti, Marilda (orgs.). Linguística aplicada e transdisciplinaridade. Capinas: Mercado das Letras, p. 115-126, 1998.

FABRÍCIO, B. F. Linguística aplicada como espaço de desaprendizagem: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

KOERNER, Konrad. Questões que persistem em historiografia linguística. Revista da ANPOLL, n. 2, p. 45-70, 1996. Disponível em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/240. Acesso em: 14 abr. 2025.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Uma Linguística Aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 13-44.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Fotografias da Linguística Aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (org.). Linguística aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, p. 15-37, 2013.

SWIGGERS, Pierre. Reflections on (models for) Linguistic Historiografy. In: HULLEN, ERRNER (ed.) Undertanding the Historiography of Linguistics: Problems and projects. Munster: Nodus, 1990. p. 21-34.

VIEIRA, Francisco Eduardo. A sintaxe no Brasil: notas historiográficas e eixos temáticos de investigação. Alfa: Revista de Linguística, São José do Rio Preto, SP, v. 64, p. 1-29, 2020a. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/12288>. Acesso em: 14 abr. 2025.

VIEIRA, Francisco Eduardo. Tradição gramatical: história, epistemologia e ensino. In: VIEIRA, Francisco Eduardo; BAGNO, Marcos. (orgs.). História das Línguas, histórias da Linguística: homenagem a Carlos Alberto Faraco. São Paulo: Parábola Editorial, 2020b. p. 84-124.

VIEIRA, Francisco Eduardo; GUEIROS, Leonardo. Historiografia da Linguística e ensino de Língua Portuguesa: da gramática tradicional à tradição sociodiscursiva. In: BASTOS, Neusa; BATISTA, Ronaldo de Oliveira (orgs.). Questões em Historiografia da Linguística: homenagem a Cristina Altman. São Paulo: Pá de Palavra, 2020. p. 208-255.

Téléchargements

Publié-e

2025-07-04

Comment citer

Batista, L. . de O., & Silva, F. E. da. (2025). Conhecimentos linguísticos explorados em provas de concursos públicos: conteúdos e níveis de análise privilegiados. Letras, 34(1), e89179. https://doi.org/10.5902/2176148589179