Conhecimentos linguísticos explorados em provas de concursos públicos: conteúdos e níveis de análise privilegiados
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148589179Palabras clave:
Concurso público, Língua Portuguesa, Conhecimentos linguísticosResumen
Neste artigo, analisamos os conteúdos e os níveis de análise linguístico-gramatical privilegiados em provas de concursos públicos nacionais. Nosso corpus é constituído por programas de estudo e por questões objetivas de certames realizados no intervalo de dez anos (2010-2019). A pesquisa segue a orientação teórico-metodológica da Linguística Aplicada (Cavalcanti, 1986; Moita Lopes, 2013; Celani, 1998), em diálogo com a Historiografia da Linguística (Koerner, 1996; Swiggers, 1990). Os resultados atestam uma maior recorrência de conteúdos que privilegiam a abordagem de aspectos morfossintáticos da língua numa dimensão predominantemente normativa, mas que também permitem a exploração, embora em menor proporção, de conhecimentos semânticos e textuais.
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