Ressignificando a prática de análise linguística pela ótica dos estudos Bakhtinianos
DOI :
https://doi.org/10.5902/2176148569689Mots-clés :
Prática de análise linguística de base dialógica, Concepção dialógica de linguagem, Ensino de língua portuguesaRésumé
Neste artigo, buscamos ressignificar a Prática de Análise Linguística de base geraldiana, balizando-a pela teoria do Círculo de Bakhtin e por outros estudiosos da PAL de base dialógica. Trata-se de um estudo ancorado na Linguística Aplicada, a partir do qual tecemos reflexões teórico-metodológicas para subsidiar seu encaminhamento na sala de aula. Os resultados apontam que a PAL de base dialógica parte de reflexões sobre o contexto extraverbal das enunciações, avançando para as marcas estilísticas, sem perder de vista aspectos valorativos e discursivos dos textos-enunciados, o que possibilita a ampliação da capacidade dos alunos de ler, escrever e interpretar criticamente textos.
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