Da poesia oral ao cordel: nota sobre a transformação narrativa na poesia popular nordestina

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148532186

Mots-clés :

Poesia oral e cordel, Ciclo do gado, Passagem da oralidade para a escrita

Résumé

O presente ensaio estuda as mudanças estilísticas e narratológicas do “ciclo do boi”, gênero que inclui narrativas orais como Rabicho da Geralda e as narrativas cordelistas escritas como O Boi Misterioso, de Leandro Gomes de Barros.

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Biographie de l'auteur

Lawrence Flores Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Tradutor, poeta e professor na Universidade Federal de Santa Maria. É mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do sul e doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com passagem de pesquisa na Université de Paris IV no Centre de Recherche sur l’Histoire du Théâtre e na antiga École Normale Supérieure de Fontenay aux Roses. Pós-doutor e pesquisador no Arthur F. Kinney Center for Interdisciplinary Renaissance Center, na Universidade de Massachusetts. É membro fundador da revista Philia&Filia e organizador assíduo em diversos volumes da revista Letras (UFSM) em particular nas áreas de Renascimento e de Primeira Modernidade. Traduziu T. S. Eliot, Baudelaire, Barbey d’Aurevilly em seu livro Poesia em Tempo de Prosa, bem como Wallace Stevens, Emily Dickinson e outros poetas ingleses. Seu trabalho de resgate de poetas esquecidos inclui autores tão díspares quanto o poeta barroco francês Germain Habert, autor de Métamorphose des Yeux de Philis em Astres e o poeta popular Elísio Félix da Costa, o Canhotinho, autor único da tradição da cantoria nordestina, que imprimiu uma voz pessoal dramática única em seus poemas. Traduziu e montou, com Kathrin Rosenfield,  Antígona de Sófocles e Hamlet, de Shakespeare, tendo esta última representação resultado em diversos prêmios teatrais conferidos aos atores. Suas traduções recentes das peças de William Shakespeare, publicadas pela coleção Penguin/Companhia, receberam aclamação crítica e acadêmica nos últimos anos e lhe renderam, no caso de Hamlet, o primeiro lugar no prêmio Jabuti do ano de 2017 e a premiação honorífica da Medalha da Cidade de Porto Alegre pelo mérito cultural em 2017. Em 2018 publicará a tradução comentada de King Lear e sua tradução conjunta com Kathrin Rosenfield das Uniões, de Robert Musil, pela Editora Perspectiva.

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Publiée

2018-04-16

Comment citer

Pereira, L. F. (2018). Da poesia oral ao cordel: nota sobre a transformação narrativa na poesia popular nordestina. Letras, (55), 195–212. https://doi.org/10.5902/2176148532186

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