Letramento científico e simplificação textual: o papel do tradutor no acesso ao conhecimento científico

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148525328

Mots-clés :

Acessibilidade à informação, Letramento científico, Simplificação textual, Tradução intralinguística

Résumé

A partir de um exercício de aula que envolveu simplificar um texto científico em português sobre a Doença de Parkinson (DP) para compreensão por leitores brasileiros leigos de baixa escolaridade, realizado com acadêmicos de tradução, em meio às suas atividades de Educação a Distância (EAD), estabelecemos uma relação entre os conceitos de tradução intralinguística, letramento científico e simplificação textual. Para tanto, destacamos as diferenças encontradas na simplificação textual feita de dois modos, com e sem suporte de ferramentas digitais, e refletimos sobre o envolvimento desses alunos nas tarefas e sobre a formação de tradutores como mediadores/intermediários do conhecimento.

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Bibliographies de l'auteur

Maria José Bocorny Finatto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Professora Titular Aposentada da UFRGS pelo Setor de Linguística em 2019. Colaboradora-convidada junto ao PPG-LETRAS-UFRGS com contrato até 2023. Bolsista Produtividade-Pesquisa (PQ) do CNPq desde 2007 até 2020. Coordenadora do PPG-Letras UFRGS de 2014 a 2015 (Conceito CAPES 7 em 2017). Integra o grupo de pesquisa TERMISUL (UFRGS) desde 1993. Docente da UFRGS desde 1994. Fundadora do grupo de Pesquisa em Linguística de Corpus para região Sul (GELCORP-SUL, 2010). Doutora em Letras (UFRGS, 2001). Pós-Doutorada em Ciência da Computação junto o Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC) do ICMC-USP em 2011. Bolsista Estágio Sênior CAPES junto à Universidade de Évora, Portugal, em 2017, com pesquisa sobre Terminologia Histórica. Ministrante das disciplinas de pós-graduação *Fundamentos de Terminologia* e *PLN para linguistas* na linha de pesquisa *Lexicografia e Terminologia: relações textuais* do PPG-Letras da UFRGS. Ex-regente das disciplinas *Introdução à Terminologia*, *Léxico e Dicionários* e * Teorias de leitura (em tradução)*, obrigatórias na graduação em Tradução da UFRGS. Orientadora de mestrado, de doutorado e supervisora de pós-doutorado. Coordenou o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu *Especialização em Estudos Linguísticos do Texto* de 2004 a 2009.

Aline Evers, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutora e mestre em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou período de doutorado-sanduíche na Université Paris-Est Marne-la-Vallée, no Laboratoire d'Informatique Gaspard-Monge, sob supervisão de Éric Laporte. É professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Feliz e tradutora (Português-Inglês).

Monica Stefani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Possui Graduação em Letras - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestrado em Literaturas Estrangeiras Modernas (Literaturas de Língua Inglesa) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) e Doutorado em Literaturas Estrangeiras Modernas (Literaturas de Língua Inglesa) também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Maria na área de Literaturas de Língua Inglesa.

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Publiée

2016-06-22

Comment citer

Finatto, M. J. B., Evers, A., & Stefani, M. (2016). Letramento científico e simplificação textual: o papel do tradutor no acesso ao conhecimento científico. Letras, (52), 135. https://doi.org/10.5902/2176148525328