Panorama das legislações no ensino de bésɨro e sua repercussão em Puerto Quijarro - Bolívia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148573750Palabras clave:
Lei nº 070/2010, Bésɨro, Escolarização, Fronteira Bolívia-BrasilResumen
Este trabalho objetiva apresentar reflexões sobre a escolarização do bésɨro, uma das línguas originárias de Puerto Quijarro, município que compõe a ecorregião chiquitana no departamento de Santa Cruz, localizado ao leste da Bolívia, na fronteira com o Brasil. Seguindo o método etnográfico, foram recolhidos e analisados depoimentos entre professores, protagonistas desse processo. Evidenciaram-se situações complexas, resultado da aplicação de políticas linguísticas e educacionais, formuladas para o âmbito nacional e aplicadas em um território fronteiriço.
Descargas
Citas
ALBÓ, Xavier. Bolivia plurilingüe - guía para planificadores y educadores. La Paz: UNICEF-CIPCA, 2 v. 1995.
BOLÍVIA. Constitución Política del Estado Plurinacional de Bolivia. La Paz. Asamblea Constituyente de Bolivia, 2009. Disponível em: https://www.oas.org/dil/esp/Constitucion_Bolivia.pdf . Acesso em: 12 nov. 2022.
BOLÍVIA. Ley N.º 070/2010. Ley de educación “Avelino Sinãni- Elizardo Pérez. La Paz. Asamblea Legislativa Plurinacional, 2010a. Disponível em: https://www.siteal.iiep.unesco.org/pt/bdnp/92/ley-ndeg-070-ley-educacion-avelino-sinani-elizardo-perez. Acesso em: 13 ago. 2022.
BOLÍVIA. Ministerio de Educación. Registro de saberes, conocimientos, valores de los Pueblos Indígena Originarios: Pueblo Chiquitano, 2010b. Disponível em: http://urrhh.minedu.gob.bo/biblio/book/59099/read. Acesso em: 21 jul. 2022.
BOLÍVIA. Ley n° 269: Ley general de derechos y políticas lingüísticas. La Paz. Asamblea Legislativa Plurinacional, 2012a. Disponível em: https://www.aduana.gob.bo/archivos/circular1912012.pdf. Acesso em: 19 nov. 2022.
BOLÍVIA. Ministerio de Educación. Currículo Base del Sistema Educativo Plurinacional. Serie Currículo, 2012b. Disponível em: https://bityli.com/ymRZb. Acesso em: 22 out. 2022.
BOLÍVIA. Decreto Supremo Nº 2477, 5 de agosto de 2015. La Paz. Asamblea Legislativa Plurinacional, 2015. Disponível em: https://www.lexivox.org/norms/BO-DS-N2477.html. Acesso em: 05. nov. 2022.
CALVET, Louis-Jean. As políticas linguísticas. São Paulo: Parábola Editorial, IPOL, 2007.
CONCEIÇÃO, Orsolina Silva Fernandez. Migração pendular nas cidades de Corumbá-Puerto Suarez: uma análise dos alunos bolivianos nas escolas públicas de Corumbá-Brasil. Dissertação (Mestrado em Estudos Fronteiriços) – Campus do Pantanal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, MS, 2014.
CONDE, Mariana Vaca. Estudo das línguas no contexto de fronteira Bolívia-Brasil: reflexão das políticas linguísticas. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos Fronteiriços) – Campus do Pantanal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, MS, 2020.
CORREIA, Jaqueline Maciel; OLIVEIRA, Marco Aurélio Machado de; SOUZA, Jéssica Canavarro. Imigrantes pendulares em região de fronteira: semelhanças conceituais e desafios metodológicos pendular. Direitos culturais (on-line), v. 12, p. 91-108, 2017.
DUBOC, Ana Paula Martinez. A questão da avaliação da aprendizagem de língua inglesa segundo as teorias de letramentos. 2007. 173 p. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. 2007.
INE, INSTITUTO NACIONAL DE ESTADÍSTICAS. Características de Población y Vivienda, Bolivia. Censo Nacional de Población y Vivienda, 2012. Disponível em: https://bityli.com/kJpID. Acesso em: 01 dez. 2022.
MANCILLA BARREDA, Suzana Vinicia. Interculturalidades no contexto Puerto Quijarro (Bolívia)-Corumbá (Brasil). Português língua de fronteiras: ensino, aprendizagem e formação de professores. 2017, 301 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-28062017-152350/pt-br.php . Acesso em: 02. out. 2022.
PIERRIC, Sans. Elementos de la gramática del bésɨro: Sociolingüística – Fonología– Morfología– Textos. San Antonio de Lomerío, 2013. Disponível em: https://bit.ly/2DAtn9w . Acesso em: 13 set. 2022.
PUERTO QUIJARRO, Gobierno Autónomo Municipal de. Plan de Desarrollo Municipal (PDM), 2007.
PUERTO QUIJARRO, Gobierno Autónomo Municipal de. Plan Territorial de Desarrollo Integral (PTDI), 2016.
RIVERA CUSICANQUI, Silvia. Ch’ixinakax utxiwa: una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. 1ª ed. Buenos Aires: Tinta Limón, 2010.
SANTA CRUZ DE LA SIERRA, Gobierno Autónomo Departamental de. Saberes y conocimientos del pueblo monkox, 2007, 149 p. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/333745212 . Acesso em: 01 set. 2022.
SANTA CRUZ DE LA SIERRA, Gobierno Autónomo Departamental de. Plan Departamental de Desarrollo de Santa Cruz de la Sierra (PDD), 2015. 105 p. Disponível em:http://www.santacruz.gob.bo/sczturistica/mapas_descargas/descarga_. Acesso em: 05. set. 2022.
SANTA CRUZ DE LA SIERRA, Gobierno Autónomo Municipal de. Plan Territorial de Desarrollo Integral (PTDI), 2016. 676 p. Disponível em: http://www.santacruz.gob.bo/sczturistica/mapas_descargas/descarga_. Acesso em: 20 jun. 2022.
TOMICHÁ, Juana Pocoena; SUPAYABE, Anacleto Parapaino; CHORÉ, Pedro Pablo soqueré. Cartilla de aprendizaje del bésiro como segunda lengua. FUNPROEIB Andes, Cochabamba, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Letras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.