Panorama das legislações no ensino de bésɨro e sua repercussão em Puerto Quijarro - Bolívia

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148573750

Schlagworte:

Lei nº 070/2010, Bésɨro, Escolarização, Fronteira Bolívia-Brasil

Abstract

Este trabalho objetiva apresentar reflexões sobre a escolarização do bésɨro, uma das línguas originárias de Puerto Quijarro, município que compõe a ecorregião chiquitana no departamento de Santa Cruz, localizado ao leste da Bolívia, na fronteira com o Brasil. Seguindo o método etnográfico, foram recolhidos e analisados depoimentos entre professores, protagonistas desse processo. Evidenciaram-se situações complexas, resultado da aplicação de políticas linguísticas e educacionais, formuladas para o âmbito nacional e aplicadas em um território fronteiriço.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Mariana Vaca Conde, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -CPAN (2011). Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de língua espanhola como língua estrangeira em diferentes níveis. Mestrando do Mestrado em Estudos Fronteiriços - UFMS

Suzana Vinicia Mancilla Barreda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras, Licenciatura com habilitação em Português e Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2017). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal (Cpan/UFMS).

Literaturhinweise

ALBÓ, Xavier. Bolivia plurilingüe - guía para planificadores y educadores. La Paz: UNICEF-CIPCA, 2 v. 1995.

BOLÍVIA. Constitución Política del Estado Plurinacional de Bolivia. La Paz. Asamblea Constituyente de Bolivia, 2009. Disponível em: https://www.oas.org/dil/esp/Constitucion_Bolivia.pdf . Acesso em: 12 nov. 2022.

BOLÍVIA. Ley N.º 070/2010. Ley de educación “Avelino Sinãni- Elizardo Pérez. La Paz. Asamblea Legislativa Plurinacional, 2010a. Disponível em: https://www.siteal.iiep.unesco.org/pt/bdnp/92/ley-ndeg-070-ley-educacion-avelino-sinani-elizardo-perez. Acesso em: 13 ago. 2022.

BOLÍVIA. Ministerio de Educación. Registro de saberes, conocimientos, valores de los Pueblos Indígena Originarios: Pueblo Chiquitano, 2010b. Disponível em: http://urrhh.minedu.gob.bo/biblio/book/59099/read. Acesso em: 21 jul. 2022.

BOLÍVIA. Ley n° 269: Ley general de derechos y políticas lingüísticas. La Paz. Asamblea Legislativa Plurinacional, 2012a. Disponível em: https://www.aduana.gob.bo/archivos/circular1912012.pdf. Acesso em: 19 nov. 2022.

BOLÍVIA. Ministerio de Educación. Currículo Base del Sistema Educativo Plurinacional. Serie Currículo, 2012b. Disponível em: https://bityli.com/ymRZb. Acesso em: 22 out. 2022.

BOLÍVIA. Decreto Supremo Nº 2477, 5 de agosto de 2015. La Paz. Asamblea Legislativa Plurinacional, 2015. Disponível em: https://www.lexivox.org/norms/BO-DS-N2477.html. Acesso em: 05. nov. 2022.

CALVET, Louis-Jean. As políticas linguísticas. São Paulo: Parábola Editorial, IPOL, 2007.

CONCEIÇÃO, Orsolina Silva Fernandez. Migração pendular nas cidades de Corumbá-Puerto Suarez: uma análise dos alunos bolivianos nas escolas públicas de Corumbá-Brasil. Dissertação (Mestrado em Estudos Fronteiriços) – Campus do Pantanal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, MS, 2014.

CONDE, Mariana Vaca. Estudo das línguas no contexto de fronteira Bolívia-Brasil: reflexão das políticas linguísticas. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos Fronteiriços) – Campus do Pantanal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, MS, 2020.

CORREIA, Jaqueline Maciel; OLIVEIRA, Marco Aurélio Machado de; SOUZA, Jéssica Canavarro. Imigrantes pendulares em região de fronteira: semelhanças conceituais e desafios metodológicos pendular. Direitos culturais (on-line), v. 12, p. 91-108, 2017.

DUBOC, Ana Paula Martinez. A questão da avaliação da aprendizagem de língua inglesa segundo as teorias de letramentos. 2007. 173 p. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. 2007.

INE, INSTITUTO NACIONAL DE ESTADÍSTICAS. Características de Población y Vivienda, Bolivia. Censo Nacional de Población y Vivienda, 2012. Disponível em: https://bityli.com/kJpID. Acesso em: 01 dez. 2022.

MANCILLA BARREDA, Suzana Vinicia. Interculturalidades no contexto Puerto Quijarro (Bolívia)-Corumbá (Brasil). Português língua de fronteiras: ensino, aprendizagem e formação de professores. 2017, 301 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-28062017-152350/pt-br.php . Acesso em: 02. out. 2022.

PIERRIC, Sans. Elementos de la gramática del bésɨro: Sociolingüística – Fonología– Morfología– Textos. San Antonio de Lomerío, 2013. Disponível em: https://bit.ly/2DAtn9w . Acesso em: 13 set. 2022.

PUERTO QUIJARRO, Gobierno Autónomo Municipal de. Plan de Desarrollo Municipal (PDM), 2007.

PUERTO QUIJARRO, Gobierno Autónomo Municipal de. Plan Territorial de Desarrollo Integral (PTDI), 2016.

RIVERA CUSICANQUI, Silvia. Ch’ixinakax utxiwa: una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. 1ª ed. Buenos Aires: Tinta Limón, 2010.

SANTA CRUZ DE LA SIERRA, Gobierno Autónomo Departamental de. Saberes y conocimientos del pueblo monkox, 2007, 149 p. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/333745212 . Acesso em: 01 set. 2022.

SANTA CRUZ DE LA SIERRA, Gobierno Autónomo Departamental de. Plan Departamental de Desarrollo de Santa Cruz de la Sierra (PDD), 2015. 105 p. Disponível em:http://www.santacruz.gob.bo/sczturistica/mapas_descargas/descarga_. Acesso em: 05. set. 2022.

SANTA CRUZ DE LA SIERRA, Gobierno Autónomo Municipal de. Plan Territorial de Desarrollo Integral (PTDI), 2016. 676 p. Disponível em: http://www.santacruz.gob.bo/sczturistica/mapas_descargas/descarga_. Acesso em: 20 jun. 2022.

TOMICHÁ, Juana Pocoena; SUPAYABE, Anacleto Parapaino; CHORÉ, Pedro Pablo soqueré. Cartilla de aprendizaje del bésiro como segunda lengua. FUNPROEIB Andes, Cochabamba, 2014.

Veröffentlicht

2023-12-20

Zitationsvorschlag

Conde, M. V., & Mancilla Barreda, S. V. (2023). Panorama das legislações no ensino de bésɨro e sua repercussão em Puerto Quijarro - Bolívia. Letras, 1(66), 19–31. https://doi.org/10.5902/2176148573750