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A ORALIDADE EM SALA DE AULA: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM GÊNEROS ORAIS A PARTIR DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ana Cecilia Gonçalves Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jeize De Fátima Batista Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148539569

Palavras-chave:

Gêneros orais. Materiais didáticos. Ensino Fundamental.

Resumo

Este artigo busca refletir acerca da conceitualização e utilização dos gêneros orais como instrumentos no processo de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa. Nesse sentido, fundamenta-se nos pressupostos sociointeracionistas de linguagem, os quais pautam-se na perspectiva dos gêneros textuais. Assim, objetiva-se verificar o espaço dado aos gêneros orais a partir da análise de material didático destinado ao Ensino Fundamental. Na análise, percebe-se a prevalência de atividades que contemplem os gêneros escritos; ademais, a utilização dos gêneros orais como objeto aponta para situações diversas: ora exploram-se características da oralidade; ora usa-se o oral em atividades cujo foco é a escrita.

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Biografia do Autor

Ana Cecilia Gonçalves, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo-RS.

Jeize De Fátima Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo-RS.

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Publicado

2020-08-04

Versões

Como Citar

Gonçalves, A. C., & Batista, J. D. F. (2020). A ORALIDADE EM SALA DE AULA: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM GÊNEROS ORAIS A PARTIR DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Letras, 261–286. https://doi.org/10.5902/2176148539569

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