"O som que faz a nossa cabeça": relato de engajamento numa experiência pedagógica na aula de português do ensino público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148534852

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de língua portuguesa, Sequências didáticas, Gêneros do discurso, Relato de prática pedagógica

Resumo

Este artigo apresenta o relato interpretativo da implementação do projeto didático O som que faz a nossa cabeçaem uma turma de 6º ano de uma escola estadual de ensino fundamental. O projeto foi baseado nos Referenciais Curriculares de Língua Portuguesa e Literatura do RS e consistiu na produção de um CD da turma, com as canções preferidas dos alunos e notas autobiográficas, relacionando a canção escolhida a aspectos de suas vivências. A análise dos dados qualitativos indica que o projeto foi bem-sucedido, pois revela engajamento por parte dos alunos na execução do projeto tanto dentro como fora de aula. 

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Biografia do Autor

William Kirsch, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

É professor adjunto de Língua Inglesa na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Possui graduação em Licenciatura em Letras Inglês-Português pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), mestrado (2012) e doutorado (2017) em Linguística Aplicada pela mesma universidade.

Simone Sarmento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui doutorado em Terminologia e Lexicografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), Mestrado em Estudos da Linguagem pela Lancaster University (2005) e Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001).

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

Kirsch, W., & Sarmento, S. (2019). "O som que faz a nossa cabeça": relato de engajamento numa experiência pedagógica na aula de português do ensino público. Letras, (58), 157–182. https://doi.org/10.5902/2176148534852