"O som que faz a nossa cabeça": relato de engajamento numa experiência pedagógica na aula de português do ensino público

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148534852

Mots-clés :

Ensino e aprendizagem de língua portuguesa, Sequências didáticas, Gêneros do discurso, Relato de prática pedagógica

Résumé

Este artigo apresenta o relato interpretativo da implementação do projeto didático O som que faz a nossa cabeçaem uma turma de 6º ano de uma escola estadual de ensino fundamental. O projeto foi baseado nos Referenciais Curriculares de Língua Portuguesa e Literatura do RS e consistiu na produção de um CD da turma, com as canções preferidas dos alunos e notas autobiográficas, relacionando a canção escolhida a aspectos de suas vivências. A análise dos dados qualitativos indica que o projeto foi bem-sucedido, pois revela engajamento por parte dos alunos na execução do projeto tanto dentro como fora de aula. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

William Kirsch, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

É professor adjunto de Língua Inglesa na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Possui graduação em Licenciatura em Letras Inglês-Português pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), mestrado (2012) e doutorado (2017) em Linguística Aplicada pela mesma universidade.

Simone Sarmento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui doutorado em Terminologia e Lexicografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), Mestrado em Estudos da Linguagem pela Lancaster University (2005) e Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001).

Références

BAKHTIN, M. M. . Estética da Criação Verbal. São Paulo, Martins Fontes, 476 p., 2010.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Primeiro e Segundos Ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília, MEC, SEF (PDF), 1998.

BRITTO, L. P. L. Escola , ensino de língua , letramento e conhecimento. Calidoscópio, 5(1), 24-30, 2007.

ERICKSON, F. Qualitative Methods. In: R, LINN & F, ERICKSON. Qualitative Methods, Quantitative Methods. London, Macmillan, p.77-198, 1990.

FILIPOUSKI, A.M.; MARCHI, D.; SIMÕES, L. Referenciais Curriculares de Língua Portuguesa e Literatura do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, (PDF), 2009.

GERALDI, W. O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel, Assoeste, 1984.

GERALDI, W. 1997. Portos de Passagem. São Paulo, Martins Fontes, 1997.

AUTOR, 2012.

AUTOR, 2013.

AUTOR, 2014.

AUTOR, 2018.

LANGE, C. P. A Sala de Aula Contemporânea. BELT, 1(2), 99-105, 2010.

MALFACINI, A. C. S. 2015. Breve histórico do ensino de língua portuguesa no Brasil : da Reforma Pombalina ao uso de materiais didáticos apostilados. IDIOMA, 28, 45-59, 2015.

MASON, J. Qualitative researching. London, Sage, 1996.

MANGABEIRA, A. B., COSTA, E. V. da, & SIMÕES, L. J. O Bilhete Orientador : um gênero discursivo em favor da avaliação de textos na aula de Português. Cadernos Do IL, (42), 294-307, 2011.

MISHLER, E. Research Interviewing: context and narrative. Cambridge, MA, Harvard University Press, 1991.

OLIVEIRA, G. P. De. Avaliação Formativa Nos Cursos Superiores : Verificações Qualitativas No Processo De Ensino-Aprendizagem E a Autonomia Dos Educandos. Revista Iberoamericana de Educación, (April 2002), 1-6, 2007.

RAMPTON, B. Language in Late Modernity: Interaction in an Urban School. Cambridge, England, Cambridge University Press, 2006.

SCHLATTER, M.; GARCEZ, P. Referenciais Curriculares para o ensino de Língua Espanhola e Língua Inglesa. Porto Alegre, RS, Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, 125-276 p. (PDF), 2009.

WELP, A. K. S; VIAL, A. P. S. (2016). Currículo com Base em Projetos. Entrelinhas, 10(2), 230-255, 2016.

Téléchargements

Publié-e

2019-09-27

Comment citer

Kirsch, W., & Sarmento, S. (2019). "O som que faz a nossa cabeça": relato de engajamento numa experiência pedagógica na aula de português do ensino público. Letras, (58), 157–182. https://doi.org/10.5902/2176148534852