Ornamentar a oratória: A educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148570757

Schlagworte:

Shakespeare, Grammar school, Retórica, A Violação de Lucrécia

Abstract

É comum a crítica literária apontar que o poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare incorporou em sua obra sua educação retórica. A eloquência de seus versos se deve, em grande medida, à aplicação de recursos originalmente desenvolvidos na Antiguidade para amparar o ofício do orador. Este artigo se propõe mostrar como seu poema narrativo A Violação de Lucrécia (1594), relativamente negligenciado dentro de seu cânone, não só ilustra bem tais recursos retóricos, como também exibe tantos elos com a educação do poeta na grammar school que parece sugerir uma homenagem deliberada.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Leonardo Augusto de Freitas Afonso, Universidade Estadual de Campinas

Dedica-se aos estudos shakespearianos e à tradução. No mestrado em Linguística Aplicada, abordou o humor sexual nas peças-problema apresentando a dissertação If bawdy talk offend you - O discurso do humor sexual nas peças problema de Shakespeare, atualmente cursando doutorado em Linguística Aplicada/Tradução no IEL-Unicamp sob orientação do Prof. John Milton (Usp), o qual envolve a tradução comentada do poema A Violação de Lucrécia. Publicou A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca.

Literaturhinweise

ARISTÓTELES. Retórica. Tradução de Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 2011.

BATE, J. Soul of the Age: The Life, Mind and World of William Shakespeare. Londres: Penguin Books, 2008.

BELSEY, C. Tarquin Dispossessed: Expropriation and Consent in The Rape of Lucrece. Shakespeare Quarterly, v. 52, n. 3, 2001.

BRANDRETH, B. Shakesperean Rhetoric: A Practical Guide for Actors, Directors, Students and Teachers. Londres: Bloomsbury, 2021.

CERDÁ, J. Towards a Critical Reevaluation of The Rape of Lucrece. HAL, p. HAL Id: halshs-02269006, 2019.

CÍCERO. Retórica a Herênio. Tradução de Adriana Seabra Ana Paula Faria. São Paulo: Hedra, 2005.

DONALDSON, I. The Rapes of Lucretia: A myth and its Transformations. Oxford: Oxford University Press, 1982.

FINEMAN, J. Shakespeare’s will: The Temporality of Rape. Representations, n. 20, p. 25-76, 1987.

GARNSWORTHY, P. Friend and Foe: Monarchism, Republicanism, and Civil Conflict in The Rape of Lucrece. Working With English: Medieval and Modern Language, Literature and Drama, n. 7, 2011.

JOSEPH, S. M. Shakespeare’s use of the Arts of Language. Mansfield Centre: Martino Publishing, 2013.

KOKETSO, D. Battering Ram, Ivory Wall - Phallic Symbols in Shakespeare’s The Rape of Lucrece. Marang: Journal of Language and Literature, v. 26, 2015.

LYNE, R. Shakespeare, Rhetoric and Cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.

MAUS, K. E. Taking Tropes Seriously: Language and Violence in Shakespeare’s Rape of Lucrece. Shakespeare Quarterly, v. 37, n. 1, 1986.

MCDONALD, R. Rhetoric and Theater. In: MCDONALD, M. The Oxford Handbook of Rhetorical Studies. Oxford: Oxford University Press, 2017. p. 449-460.

POGUE, K. E. Shakespeare’s Figures of Speech: A Reader’s Guide. Bloomington: iUniverse, 2009.

QUINTILIANO. Instituição da Retórica. Tradução de Bruno Fregni Bassetto. Campinas: Editora da Unicamp, 2016.

SHAKESPEARE, W. The Oxford Shakespeare: The Complete Works. Oxford: Oxford University Press, 2005.

SHAKESPEARE, W. The Poems. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

SHAKESPEARE, W. Shakespeare’s Poems. Londres: Bloomsbury, 2007.

SHAKESPEARE, W. Teatro Completo. Tradução de Bárbara Heliodora. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, v. 1, 2016.

SHAKESPEARE, W. Yale University Library Digital Collections. First Folio, 2021. Disponivel em: https://collections.library.yale.edu/catalog/10001320. Acesso em: 11 dez. 2022.

SMITH, P. J. Exonerating Rape: Pornography as Exculation in Shakespeare’s The Rape of Lucrece. Shakespeare, 2009. 407-422.

VICKERS, B. Shakespeare’s Use of Rhetoric. In: KENNETH MUIR, S. S. A New Companion to Shakespeare Studies. [S.l.]: [s.n.], 1971. p. 83-126.

VICKERS, B. In Defense of Rhetoric. Oxford: Clarendon Press, 1988.

WEAVER, W. P. “O teach me how to make mine own excuse”: Forensic Performance in Lucrece. Shakespeare Quarterly , v. 4, n. 59, p. 421-449, 2008.

WILLS, G. Rome and Rhetoric: Shakespeare’s Julius Caesar. Grand Rapids: Yale University Press, 2011.

Veröffentlicht

2023-07-11

Zitationsvorschlag

Afonso, L. A. de F. (2023). Ornamentar a oratória: A educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia. Letras, 1(65), 115–130. https://doi.org/10.5902/2176148570757

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in