Ornamentar a oratória: A educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148570757

Mots-clés :

Shakespeare, Grammar school, Retórica, A Violação de Lucrécia

Résumé

É comum a crítica literária apontar que o poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare incorporou em sua obra sua educação retórica. A eloquência de seus versos se deve, em grande medida, à aplicação de recursos originalmente desenvolvidos na Antiguidade para amparar o ofício do orador. Este artigo se propõe mostrar como seu poema narrativo A Violação de Lucrécia (1594), relativamente negligenciado dentro de seu cânone, não só ilustra bem tais recursos retóricos, como também exibe tantos elos com a educação do poeta na grammar school que parece sugerir uma homenagem deliberada.

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Biographie de l'auteur

Leonardo Augusto de Freitas Afonso, Universidade Estadual de Campinas

Dedica-se aos estudos shakespearianos e à tradução. No mestrado em Linguística Aplicada, abordou o humor sexual nas peças-problema apresentando a dissertação If bawdy talk offend you - O discurso do humor sexual nas peças problema de Shakespeare, atualmente cursando doutorado em Linguística Aplicada/Tradução no IEL-Unicamp sob orientação do Prof. John Milton (Usp), o qual envolve a tradução comentada do poema A Violação de Lucrécia. Publicou A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca.

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Publiée

2023-07-11

Comment citer

Afonso, L. A. de F. (2023). Ornamentar a oratória: A educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia. Letras, 1(65), 115–130. https://doi.org/10.5902/2176148570757

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