Ornamentar a oratória: A educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148570757Parole chiave:
Shakespeare, Grammar school, Retórica, A Violação de LucréciaAbstract
É comum a crítica literária apontar que o poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare incorporou em sua obra sua educação retórica. A eloquência de seus versos se deve, em grande medida, à aplicação de recursos originalmente desenvolvidos na Antiguidade para amparar o ofício do orador. Este artigo se propõe mostrar como seu poema narrativo A Violação de Lucrécia (1594), relativamente negligenciado dentro de seu cânone, não só ilustra bem tais recursos retóricos, como também exibe tantos elos com a educação do poeta na grammar school que parece sugerir uma homenagem deliberada.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARISTÓTELES. Retórica. Tradução de Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 2011.
BATE, J. Soul of the Age: The Life, Mind and World of William Shakespeare. Londres: Penguin Books, 2008.
BELSEY, C. Tarquin Dispossessed: Expropriation and Consent in The Rape of Lucrece. Shakespeare Quarterly, v. 52, n. 3, 2001.
BRANDRETH, B. Shakesperean Rhetoric: A Practical Guide for Actors, Directors, Students and Teachers. Londres: Bloomsbury, 2021.
CERDÁ, J. Towards a Critical Reevaluation of The Rape of Lucrece. HAL, p. HAL Id: halshs-02269006, 2019.
CÍCERO. Retórica a Herênio. Tradução de Adriana Seabra Ana Paula Faria. São Paulo: Hedra, 2005.
DONALDSON, I. The Rapes of Lucretia: A myth and its Transformations. Oxford: Oxford University Press, 1982.
FINEMAN, J. Shakespeare’s will: The Temporality of Rape. Representations, n. 20, p. 25-76, 1987.
GARNSWORTHY, P. Friend and Foe: Monarchism, Republicanism, and Civil Conflict in The Rape of Lucrece. Working With English: Medieval and Modern Language, Literature and Drama, n. 7, 2011.
JOSEPH, S. M. Shakespeare’s use of the Arts of Language. Mansfield Centre: Martino Publishing, 2013.
KOKETSO, D. Battering Ram, Ivory Wall - Phallic Symbols in Shakespeare’s The Rape of Lucrece. Marang: Journal of Language and Literature, v. 26, 2015.
LYNE, R. Shakespeare, Rhetoric and Cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.
MAUS, K. E. Taking Tropes Seriously: Language and Violence in Shakespeare’s Rape of Lucrece. Shakespeare Quarterly, v. 37, n. 1, 1986.
MCDONALD, R. Rhetoric and Theater. In: MCDONALD, M. The Oxford Handbook of Rhetorical Studies. Oxford: Oxford University Press, 2017. p. 449-460.
POGUE, K. E. Shakespeare’s Figures of Speech: A Reader’s Guide. Bloomington: iUniverse, 2009.
QUINTILIANO. Instituição da Retórica. Tradução de Bruno Fregni Bassetto. Campinas: Editora da Unicamp, 2016.
SHAKESPEARE, W. The Oxford Shakespeare: The Complete Works. Oxford: Oxford University Press, 2005.
SHAKESPEARE, W. The Poems. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
SHAKESPEARE, W. Shakespeare’s Poems. Londres: Bloomsbury, 2007.
SHAKESPEARE, W. Teatro Completo. Tradução de Bárbara Heliodora. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, v. 1, 2016.
SHAKESPEARE, W. Yale University Library Digital Collections. First Folio, 2021. Disponivel em: https://collections.library.yale.edu/catalog/10001320. Acesso em: 11 dez. 2022.
SMITH, P. J. Exonerating Rape: Pornography as Exculation in Shakespeare’s The Rape of Lucrece. Shakespeare, 2009. 407-422.
VICKERS, B. Shakespeare’s Use of Rhetoric. In: KENNETH MUIR, S. S. A New Companion to Shakespeare Studies. [S.l.]: [s.n.], 1971. p. 83-126.
VICKERS, B. In Defense of Rhetoric. Oxford: Clarendon Press, 1988.
WEAVER, W. P. “O teach me how to make mine own excuse”: Forensic Performance in Lucrece. Shakespeare Quarterly , v. 4, n. 59, p. 421-449, 2008.
WILLS, G. Rome and Rhetoric: Shakespeare’s Julius Caesar. Grand Rapids: Yale University Press, 2011.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Letras
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.