Práticas de curadoria digital de materiais de ensino na formação inicial de professores de línguas como atividade docente na cultura digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148571356

Palavras-chave:

CALL, Curadoria digital, Formação de professores

Resumo

Esta pesquisa objetiva averiguar em que medida professores em formação inicial realizam práticas de curadoria digital de materiais de ensino e se tais práticas se enquadram nas diferentes etapas de uma curadoria eficiente. A pesquisa tem caráter qualitativo e foi desenvolvida com acadêmicos de licenciatura em Letras, tendo como instrumento um questionário online. Resultados indicam que os participantes praticam curadoria preliminar, sendo menos comum a incidência de práticas de curadoria consolidada. Nossas considerações finais apontam para a importância da formação de professores para a atuação na cultura digital, especialmente nas práticas educativas voltadas ao desenvolvimento da curadoria consolidada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Ricardo Costa, Universidade Federal do Roraima, Boa Vista, RR

Doutor em Letras, com ênfase em Estudos Linguísticos e Cognição, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com bolsa CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Mestre em Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), sob orientação do prof. Vilson J. Leffa, também com bolsa CAPES. Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras), pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), e em Educação a Distância (EaD) e Tecnologias Educacionais, pelo Centro Universitário Cesumar. Graduado em Letras - Espanhol e literaturas de língua espanhola, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e em Letras - Português/Inglês e respectivas literaturas, pela Universidade Cesumar (Unicesumar).

André Firpo Beviláqua, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Professor Substituto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde atua nas disciplinas de Estágio Supervisionado e Didática. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (PPGL/UFPEL), com tese desenvolvida sob a supervisão do Prof. Dr. Vilson José Leffa, na linha de pesquisa "Aquisição, Variação e Ensino". Mestre em Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Licenciado em Letras Espanhol e em Letras Português pela UFSM. Atuou como docente em diferentes níveis, realidades e modalidades educacionais, incluindo cursos de extensão universitária, cursos pré-universitários populares, Educação Básica (rede pública e privada), Ensino Superior (presencial e a distância), entre outras. Tem experiência na área de Linguística Aplicada (Crítica), atuando principalmente com os seguintes temas: (1) Educação linguística; (2) Tecnologias digitais aplicadas ao ensino de línguas; (3) Novos Estudos do Letramento; (4) Produção de materiais de ensino (digitais); (5) Feedback.

Vanessa Ribas Fialho, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Santa Maria (2003); Mestrado em Linguística Aplicada (2005), Doutorado em Linguística Aplicada (2011) e Pós-Doutorado em Letras (2016) pela Universidade Católica de Pelotas, com orientação do prof. Dr. Vilson Leffa. Foi professora da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) de março de 2003 até outubro de 2009. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Coordenadora Geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFSM. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Ensino Mediado por Tecnologias Digitais, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à educação, Educação a Distância (EaD), Objetos de Aprendizagem (OAs), Recursos Educacionais Abertos e Formação de Comunidades Virtuais.

Vilson José Leffa, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Vilson J. Leffa doutorou-se em Linguística Aplicada pela Universidade do Texas em 1984, trabalhou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Universidade Católica de Pelotas, foi pesquisador visitante da Universidade da Califórnia, em Irvine e da Universidade Federal de Pelotas. Como professor e pesquisador tem atuação nas áreas acadêmica, de formação de recursos humanos e de gestão científica. Na área acadêmica, tem mais de 60 artigos em periódicos, 45 capítulos de livro, 17 livros organizados e cerca de 150 trabalhos publicados em anais, tratando de temas voltados para a educação como autonomia da aprendizagem, ensino da leitura, produção textual, o léxico na aprendizagem de línguas, interação na sala de aula, produção de materiais didáticos, política de línguas e formação de professores. Mais recentemente concentrou-se no estudo das tecnologias digitais no ensino de línguas, incluindo a produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) e o ensino a distância. Tem efetiva inserção internacional, incluindo não só a publicação de trabalhos nos Estados Unidos, Reino Unido e outros países, mas também o desenvolvimento de projetos com pesquisadores renomados da área, tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos; de 2009 a 2010, foi pesquisador visitante da Universidade da Califórnia em Irvine. Na área de formação de recursos humanos, supervisionou 3 pós-doutorados, orientou 20 teses de doutorado, 45 dissertações de mestrado e vários trabalhos de iniciação científica; contribuiu para a formação de líderes de pesquisas que atualmente atuam em outras universidades com projetos cadastrados nos grupos de pesquisas do CNPq e com quem mantém constante interlocução; coordenou e ministrou inúmeros cursos a distância para professores de línguas sobre a produção de REAs; contribuiu para a divulgação do saber na área de atuação com a organização do CD-ROM Textos em Linguística Aplicada (TELA), em quatro edições impressas, disponível online desde 2015, com um acervo significativo de textos, anais de congressos, livros, dissertações e teses, constantemente atualizados. Na área de gestão científica e acadêmica, foi duas vezes presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), atuou como coordenador da área de Artes e Letras na FAPERGS, foi duas vezes avaliador do Plano Nacional do Livro Didático em língua estrangeira; coordenador do GT de Linguística Aplicada da ANPOLL, líder de grupo de pesquisa do CNPq; criou o Periódico Linguagem e Ensino, e foi durante muitos anos seu editor científico; organizou vários congressos na área da Linguística Aplicada e tem atuado como parecerista de inúmeros periódicos e avaliador de projetos de pesquisa para órgãos de fomento, incluindo FAPs de diversos estados, CAPES e CNPq; participou de inúmeras bancas de trabalhos de conclusão e de comissões julgadores para concurso de professores e avaliações de cursos em vários estados do Brasil.

Referências

ABBOUT, D. What is digital curation? Edinburgh, UK: Digital Curation Centre, 2008.

BASSANI, P. B. S.; MAGNUS, E. B. Práticas de curadoria como atividades de aprendizagem na cultura digital. In: SANTOS, E. O.; SAMPAIO, F. F.; PIMENTEL, M. (Org.) Informática na Educação: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. Disponível em: <https://ieducacao.ceie-br.org/curadoria>. Acesso em: 21 fev. 2022.

BEVILÁQUA, A. F.; COSTA, A. R.; FIALHO, V. R.; LEFFA, V. J. Princípios de curadoria de recursos digitais em Inglês como Segunda Língua no ELO em Nuvem. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 74, p. 247-268, 2021.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto – Portugal. Porto Editora, 1994.

COSTA, A. R. Professores de línguas “na” e “em” rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online. 2016. 146f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Católica de Pelotas, Rio Grande do Sul, 2016.

COSTA, A. R.; BEVILÁQUA, A. F.; KIELING, H. S.; FIALHO, V. R. Paulo Freire hoje na Cibercultura. Porto Alegre: Editora CirKula, 2020a. 100p.

COSTA, A. R.; FIALHO, V. R.; BEVILÁQUA, A. F.; OLIVEIRA, E. 10 anos de Jornada de Elaboração de Materiais, tecnologias e Aprendizagem de Línguas: estado da arte. In: LEFFA, V. J.; FIALHO, V. R.; BEVILÁQUA, A. F.; COSTA, A. R. (Org.) Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em Linguística Aplicada. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020b, v. 1, p. 19-43.

DESCHAINE, M. E.; SHARMA, S. A. The Five Cs of Digital Curation: supporting twenty-first-century teaching and learning. Insight: A Journal of Scholarly Teaching (online), v. 10, n. 1, p. 19-24, set. 2015.

DÓNAILL, C. Ó. Collaborative partnerships in CALL materials development. In. 5th WorldCALL Conference: CALLing all the CALLers Worldwide. Chile. 2018. Disponível em: <http://www.zentidosopic.com/images/WorldCALL_2018_Proceedings_compressed.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2022.

FIALHO, V. R. Comunidades virtuais na formação de professores de Espanhol Língua Estrangeira a distância na perspectiva da Complexidade. 204f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Católica de Pelotas. Rio Grande do Sul, 2011.

LEFFA, V. J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, V. J. (Org.) Produção de materiais de ensino: teoria e prática. 2ª ed. Pelotas: EDUCAT, 2008, p. 15-41.

LEFFA, V. J. Nem tudo que balança cai: Objetos de aprendizagem no ensino de línguas. Revista Polifonia. Cuiabá, v. 12, n. 2, p. 15-45, 2006.

LEFFA, V. J.; COSTA, A. R.; BEVILÁQUA, A. F. O prazer da autoria na elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas. In: FINARDI, K. R.; TÍLIO, R.; BORGES, V; DELLAGNELO, A.; RAMOS FILHO, E. (Org.) Transitando e transpondo n(a) Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2019, p. 267-297.

LEFFA, V. J.; FIALHO, V. R.; BEVILÁQUA, A. F.; COSTA, A. R. (Org.) Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em Linguística Aplicada. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020, v. 1, p. 19-43.

KANTER, B. Content curation primer. 2011. Disponível em: <https://bethkanter.org/content-curation-101/#:~:text=What%20is%20Content%20Curation%3F,%2C%20arranging%2C%20and%20publishing%20information>. Acesso em: 19 mar. 2022.

McGREAL, R. Learning objects: A practical definition. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning (IJITDL), v. 9, n. 1, 2004.

MAGNUS, E. Curadoria de conteúdo digital no ensino superior de moda: ampliação do ambiente pessoal de aprendizagem e exercício da autoria na sociedade em rede. Tese (Doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social) – Feevale, Novo Hamburgo-RS, Brasil. 2018.

MIHAILIDIS, P.; COHEN, J. Exploring Curation as a core competency in digital and media literacy education. Journal of Interactive Media in Education. Vol. 1, parte 2. 2013.

MOURA, E. C. O artista-curador: propostas para além da criação estético-conceitual. In: 22º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: Ecossistemas Estéticos, 2013, Belém. Anais… Belém: ANPAP/PPGARTES/ICA/UFPA, 2013. p.389-403.

O'REILLY, T. What Is Web 2.0 - Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. O'Reilly Publishing. 2005. Disponível em: <https://www.oreilly.com/pub/a/web2/archive/what-is-web-20.html>. Acesso em: 11 mar. 2022.

PAIVA, V. L. M. O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. Parábola. 2019a.

PAIVA, V. L. M. O. Tecnologias digitais no ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista da ABRALIN, v. 18, n. 1. 2019b.

REIS, S. C. As fases de Pesquisas sobre Computer Assisted Language Learning (CALL) no Brasil: identificação do estado da arte. Revista Horizontes De Linguística Aplicada, 11(1). 2013.

TAVARES, V. M. C. Ensino de leitura do Hipertexto: um estudo sobre a preparação de atividades instrucionais em Inglês e Português em escolas de Fortaleza. Revista Hipertextus. Recife, vol. 1, n. 1. 2007.

WEISGERBER, C.; BUTLER, S. Reenvisioning Modern Pedagogy: Educators as Curators. 2012. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/corinnew/reenvisioning-modern-pedagogy-educators-as-curators-11879841>. Acesso em: 18 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-21 — Atualizado em 2023-01-09

Versões

Como Citar

Costa, A. R., Beviláqua, A. F., Fialho, V. R., & Leffa, V. J. (2023). Práticas de curadoria digital de materiais de ensino na formação inicial de professores de línguas como atividade docente na cultura digital. Letras, 123–141. https://doi.org/10.5902/2176148571356 (Original work published 21º de dezembro de 2022)