Esporte, experiência e conhecimento: um diálogo possível na educação física

Autores

  • Paulo Carlan Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS
  • Daniel Bardini Dürks Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546437659

Palavras-chave:

Esporte, Estética, Educação Física

Resumo

Este artigo propõe-se a refletir a relação entre esporte na contemporaneidade e experiência estética como uma possibilidade de conhecimento. O esporte, por muito tempo, tem sido concebido a partir das ciências da natureza; compreensão essa que tem uma extensa tradição na Educação Física, que, de certa perspectiva, se afasta de um “olhar” das Ciências Humanas e Sociais. Reconhecer que o esporte pode ser compreendido a partir da experiência estética, conferindo ao corpo outro status no processo de conhecimento da realidade, não negando a dimensão conceitual, mas tomando-o, enquanto linguagem, sob uma perspectiva fenomenológica-hermenêutica, é o nosso propósito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Carlan, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS

Professor Doutor do Departamento de Humanidades e Educação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

Daniel Bardini Dürks, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestre em Educação nas Ciências - UNIJUÍ; professor EBTT do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria - CTISM/UFSM

Referências

ALMEIDA, Luciano. Linguagem e experiência: pensando a Educação Física na escola republicana.2016. Tese (Doutorado). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, Programa de Pós-Graduação Educação nas Ciências: Ijuí, 2016.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Vida líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BRACHT, Valter. Educação Física e Ciência: cenas de um casamento (in) feliz. Ijuí: Unijuí, 2003.

BRACHT, Valter. Corpo, movimento, conhecimento, educação e Educação Física: uma exploração filosófica. Relatório de Estágio de Pós-Doutoramento. Programa de Pós-Graduação em Educação-UFSC, 2012.

DAMATTA, Roberto (org). Universo do futebol: esporte e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1982.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 2008.

KUNZ, Elenor. Educação Física & ensino e mudanças. Ijuí: Unijuí, 1991.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 4.ed. Ijuí: Unijuí, 2001.

MARASCA, Maristela. Estética (verbete). In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FESNTERSEIFER, Paulo Evaldo. Dicionário crítico. 2.ed. Ijuí: Unijuí, 2008. p.177-179.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Textos selecionados. Tradução Marilena de Souza Chauí e, Pedro de Souza Moraes. São Paulo: Nova Cultural, 1989.

SANTIN, Silvino. Educação Física: temas pedagógicos. Porto Alegre: EST/ESEF, 1992.

SILVA, Sidinei Pithan da Silva. Pós-modernidade, capitalismo e educação: a universidade na crise do projeto social moderno. Curitiba: Appris, 2016.

Downloads

Publicado

27-06-2019

Como Citar

Carlan, P., & Dürks, D. B. (2019). Esporte, experiência e conhecimento: um diálogo possível na educação física. Kinesis, 37. https://doi.org/10.5902/2316546437659

Edição

Seção

Ensaios