O Conteúdo “Atividades Aquáticas” na Educação Física Escolar: Limites e Perspectivas

Paulo Carlan, Daniel Bardini Dürks

Resumo


O estudo objetiva investigar se os docentes de Educação Física escolar mobilizam os conteúdos de atividades aquáticas em suas aulas, e analisar os fatores que influenciam a compreensão da temática. Para dar conta do problema de investigação, delimitou-se o período em que foi ministrada a disciplina “Atividades Aquáticas” entre 2013 a 2016, utilizando, para fins de análise, os dados coletados em entrevistas estruturadas realizadas pelos acadêmicos com docentes de Educação Física da rede pública de ensino. Das análises, resultou um conjunto de explicações decorrentes da estrutura física, competência técnica, medo da água e reducionismo do conteúdo com os nados esportivos.

Palavras-chave


Atividades aquáticas; Docência; Educação Física escolar

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DOI: https://doi.org/10.5902/2316546435788



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

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