O Conteúdo “Atividades Aquáticas” na Educação Física Escolar: Limites e Perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546435788Palavras-chave:
Atividades aquáticas, Docência, Educação Física escolarResumo
O estudo objetiva investigar se os docentes de Educação Física escolar mobilizam os conteúdos de atividades aquáticas em suas aulas, e analisar os fatores que influenciam a compreensão da temática. Para dar conta do problema de investigação, delimitou-se o período em que foi ministrada a disciplina “Atividades Aquáticas” entre 2013 a 2016, utilizando, para fins de análise, os dados coletados em entrevistas estruturadas realizadas pelos acadêmicos com docentes de Educação Física da rede pública de ensino. Das análises, resultou um conjunto de explicações decorrentes da estrutura física, competência técnica, medo da água e reducionismo do conteúdo com os nados esportivos.Downloads
Referências
BOUFLEUER, J. P. Pesquisa. In: GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí, RS: Unijuí, 2008, pp. 321-324.
BRACHT, V. Educação Física & Ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 2. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2003.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: educação física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CALLIGARIS, C. Cartas a um jovem terapeuta: reflexões para psicoterapeutas aspirantes e curiosos. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
DAOLIO, J. Cultura: Educação Física e futebol. Campinas, SP: Unicamp, 1997.
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 2. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991.
FENSTERSEIFER, P. E. A Educação Física na crise da modernidade. Ijuí, RS: Unijuí, 2001.
FERNANDES, J. R. P.; LOBO DA COSTA, P. H. Pedagogia da natação: um mergulho para além dos quatro estilos. Revista Brasileira de Educação Física e Esportes. São Paulo, jan./mar. 2006, v. 20, n° 1, pp. 5-14.
GONZÁLEZ, F. J.; FRAGA, A. B. Afazeres da Educação Física na escola: planejar, ensinar, partilhar. Erechim, RS: Edelbra, 2012.
______; BRACHT, V. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: UFESU, 2012.
KUNZ, E. Educação Física: ensino & mudança. Ijuí, RS: Unijuí, 1991.
______. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2001.
LOTTI, A. D.; OLIVEIRA, R. C. Proposta pedagógica para o ensino da natação a partir do modelo pendular. Pensar a Prática. Goiânia, jul./set., 2016, v. 19, n° 3, pp. 665-676.
MARQUES, M. O. Aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. Ijuí, RS: Unijuí, 1995.
______. Pedagogia: a ciência do educador. 2. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 1996.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.