Formación universitaria y trabajo: áreas de actuación deseadas por académicos de educación física
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546436454Palabras clave:
Ciencias de la Salud, Formación del Profesorado, Mercado de Trabajo, Entrenamiento de ResistenciaResumen
El Profesional de Educación Física está habilitado para actuar en la orientación del Deporte, de la Actividad Física y de la Educación Física. El objetivo de este trabajo fue identificar en qué áreas quieren actuar los estudiantes de educación física (bacharelado). Se realizó una investigación cualitativa, teniendo el cuestionario como instrumento de recolección de datos, siendo respondido por 92 estudiantes. Fue posible identificar que el 66% de los estudiantes desean actuar en el gimnasio. El estudio concluyó que es necesario reflexionar sobre los campos de actuación, pues mientras gran parte de los estudiantes desea el mismo campo, otras áreas carecen de profesionales calificados para actuar.Descargas
Citas
ANTUNES, A. C. Mercado de trabalho de trabalho e educação física: aspectos da preparação profissional. Motriz, Rio Claro, SP, v. 10, n. 10, p. 141-149, 2007.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Resolução nº 03, de 16 de junho de 1987. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a serem observados nos cursos de graduação em Educação Física (Bacharelado e/ou Licenciatura Plena). Diário Oficial da União. Brasília-DF, 1987.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Resolução CNE/CP Nº 2. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília-DF, 4. Mar. 2002.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 02. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília-DF, 2. Jul. 2015.
BRASIL. Lei nº 9.696, de 1 de setembro de 1998. Dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília-DF, 2. Set. 1998
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - CONFEF. Estatuto do Conselho Federal de Educação Física, 2010. Disponível em: http://www.confef.org.br/confef/conteudo/471 Acesso em: 24 out. 2017.
FREITAS, Washington D.F. A importância do profissional de educação física na orientação da musculação. 2013. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física – Centro Universitário de Formiga, Formiga, 2013.
MONTEIRO, Luciana Z. Perfil da Atuação do Profissional de Educação Física junto aos portadores de Diabetes Mellitus nas Academias de Ginástica de Fortaleza. 2006. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Saúde) – UNIFOR, Fortaleza, 2006.
NAHAS, Markus V. Atividade, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 2. ed. Londrina, PR: Midiograf, 2001.
NOZAKI, Hajime T. Educação Física e reordenamento no mundo do trabalho: mediações da regulamentação da profissão.2004. 399 f. Tese de doutorado (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2004.
PALMA, Alexandre et al. Trabalho e saúde: o caso dos professores de educação física que atuam em academias de ginástica. Cadernos IPUB (UFRJ), Rio de Janeiro, v. XIII, p. 11-30, 2007.
PRONI, Marcelo. W. Universidade, profissão Educação Física e o mercado de trabalho. Motriz, Rio Claro, SP, v.16, n.3, p.788-798, jul./set., 2010.
RIBEIRO, Silvia R. Perspectivas de atuação do profissional de educação física: perfil de habilidades no atual contexto de mercado e formação inicial. In: Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, 13., 2018. Anais [...] – São José dos Campos: Universidade do Vale do Paraíba, 2008.
SIMON, Felipe C. Técnica de Musculação: guia passo a passo totalmente ilustrativo. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 2007.
SEVERINO, Antonio J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.
SOUZA, Josiane Vieira; BASTOS, Thaisnara Priscila Franco; OLIVEIRA, Maria de Fatima Alves. Perfil dos alunos universitários dos cursos de educação física e fisioterapia em relação à alimentação e a atividade física. Práxis, v. 6, n. 11, p. 103-113, 2014.
VAGO, Tarcísio M. Início e fim do século XX: Maneiras de fazer educação física na escola. Cadernos Cedes, ano XIX, nº 48, Ago. 1999.
VELOSO, Waldir P. Metodologia do Trabalho Científico: normas técnicas para a redação de trabalho científico. 2. ed. Curitiba: Jaruá, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.