O ORIENTE DE FUNAKOSHI NO HORIZONTE DO KARATÊ DESPORTIVIZADO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546423757Palavras-chave:
Karatê, Ética, Estética, Deslocamentos de sentidoResumo
O oriente de Funakoshi se projeta no karatê atual. Nesse viés, os deslocamentos de sentido da desportivização geram valores mesclados do Bushido que unem valores antigos e novos. Com isso o mestre perde autonomia diante da Federação que tende a investir numa estética padronizada e na educação do movimento. Isso acelera a desconstrução da prática que privilegiava o kata e o Bushido tradicional. Nesse sentido, objetiva-se analisar indícios de emergência de novos códigos culturais, caracterizadores de éticas mitigadas, como alternativas à ética do Bushido no sentido tradicional. Para atingi-lo, foi realizada uma pesquisa híbrida em que praticantes de Karatê Shotokan são questionados e entrevistados a partir do 1º Dan filiados à Federação de Karatê do Rio de Janeiro. Portanto, o estudo mostra que a ética do Bushido se desloca em direção a outros valores, ancorada na força imaginária do Bushido tradicional que pavimenta o campo para a legitimação de novos valores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.