Geografia e reprodução social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499439345

Palabras clave:

Espaço, Totalidade, Humanidade

Resumen

O presente texto é um esforço investigativo de apresentação da particularidade do espaço geográfico a partir de suas origens históricas e ontológicas. Trata-se de uma empreitada que não desvincula o espaço da reprodução da sociedade enquanto totalidade ao longo do movimento histórico. Nesse aspecto, é fundamental entender a produção social em sentido amplo como produção também espacial que se complexificam e se dinamiza cada vez mais junto com a própria totalidade. Nossa abordagem, desse modo, é a partir da tradição filosófica conhecida como perspectiva ontológica que trata de traduzir a essência dos movimentos reais operantes na objetividade. Como conclusões salientamos a importância de entender a geografia em suas múltiplas relações com a totalidade e com o processo de autoconstrução humana, tanto em seus aspectos de possibilidades, quanto nos seus entraves.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Rossi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS

Docente na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS

Citas

HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do Espírito – Parte I. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1992.

LESSA, S. O processo de produção/reprodução social: trabalho e sociabilidade. Capacitação em Serviço Social e Política Social, Módulo 2, pp. 20-33, CEAD-UNB, 1999.

LESSA, S. Posfácio – Possibilidade, Lei e Acaso: Os físicos e seus incríveis cíclotrons. In: VEDDA, M.; COSTA, G.; ALCÂNTARA, N. (orgs.). Anuário Lukács. São Paulo: Instituto Lukács, p. 313-366, 2016.

LUKÁCS, G. Il Lavoro. In: Per una Ontologia dell’essere sociale. Roma: Riuniti, 1981, p. 11-131. (Tradução Mimeo.de Ivo Tonet, 145p.)

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social – I. São Paulo: Boitempo: 2012.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social – II. São Paulo: Boitempo: 2013.

LUKÁCS, G. Conversando com Lukács: entrevista a Léo Kofler, Wolfang Abendroth e Hans Heinz Holz/Georg Lukács. Tradução de Gisieh Vianna. São Paulo: Instituto Lukács, 2014.

SANTOS, M. Por uma Geografia Nova – Da Crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. 6ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

Publicado

2020-02-28

Cómo citar

Rossi, R. (2020). Geografia e reprodução social. Geografia Ensino & Pesquisa, 24, e8. https://doi.org/10.5902/2236499439345

Número

Sección

Produção do Espaço e Dinâmica Regional

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.