Educação ambiental e análise dos ecossistemas de manguezais com alunos da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499431733Keywords:
Geografia, Educação Básica, Escola, AmazôniaAbstract
Este trabalho apresenta os resultados de uma oficina de intervenção metodológica executada com alunos do 6º ano do ensino fundamental, tendo como tema “A Educação Ambiental em áreas e Ecossistemas de Manguezal”. A presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de construir e fomentar os conhecimentos relacionados à Educação Ambiental dos alunos da educação básica, sobre o grau de poluição do ecossistema de manguezal, estimulando-os a serem os multiplicadores da importância da proteção desse ecossistema. O trabalho se desenvolveu a partir da realização de uma oficina educativa na escola. Esta oficina aplicou o trabalho de campo como método de ensino e aprendizagem, incluindo também, aulas multimídias em sala de aula com exposição de fotos e vídeos. No entanto, o principal foco foi na execução do trabalho de campo, nas áreas de manguezais existentes na cidade de São Caetano de Odivelas, no Pará. E, no intuito de verificar a eficácia no processo de ensino-aprendizagem, foram aplicados questionários aos alunos, antes e após a realização da oficina, sendo solicitado, também, que os mesmos representassem as áreas de manguezal através de desenhos. Assim, foi constatado que 84% dos alunos, mesmo residindo em áreas com manguezal, desconheciam as características do ecossistema antes da oficina de intervenção; e após a oficina pode-se constatar um aproveitamento de 96%. Portanto, infere-se que esta metodologia torna o processo de ensino-aprendizagem mais proveitoso e eficaz, possibilitando, inclusive, a construção de conhecimento em conjunto com o aluno que impulsionem a preservação e conservação do ecossistema de manguezal.
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