O USO DE JOGOS E FILMES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Eduardo Donizeti Girotto Universidade de São Paulo
  • David Augusto Santos Prefeitura de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499426343

Resumo

Neste trabalho, apresentamos os resultados do projeto A construção do raciocínio geográfico na escola pública, em parceria com o Laboratório de Ensino de Geografia e Material Didático (LEMADI), do Departamento de Geografia da USP. No estudo de caso desenvolvido com alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma escola municipal de São Caetano do Sul, foi proposta a interpretação de filmes e jogos a partir de conceitos geográficos, buscando articular os contextos dos filmes e jogos com os conteúdos vinculados a geografia, principalmente relacionados à regionalização do espaço mundial. A partir do estudo foi possível perceber que os jogos e os filmes podem ser importantes mediações pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem em geografia e para a construção do raciocínio geográfico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Donizeti Girotto, Universidade de São Paulo

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo. Mestre e Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professor Doutor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo.

David Augusto Santos, Prefeitura de São Caetano do Sul

Mestre em Geografia pela PUC/SP. Professor da Rede Pública de São Caetano do Sul

Referências

ARBEX JR, J. Showrnalismo: a notícia como espetáculo. São Paulo: Casa Amarela, 2001.

ARROYO, M. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.

CALLAI, H.C. A Geografia no Ensino Médio. Terra Livre. Nº 14. 1999.

CARLOS, A. F. A. A condição espacial. São Paulo: Contexto, 2011.

CASTELLAR, S. M. V. A formação de professores e o ensino de Geografia. Terra Livre. Nº 14. 1999.

CLAVAL, T. Terra dos Homens. São Paulo: Contexto, 2010.

CASTROGIOVANNI, A (Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2009.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, Escola e construção do conhecimento. Campis: Papirus, 2001.

FREIRE, P. Cartas ao Professores. Estudos Avançados. nº 42. São Paulo. 2001.

LACOSTE, Y. A geografia, isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 3º edição. Campinas: Papirus, 1993.

PONTUSCHKA, N. N. Geografia, representações sociais e escola pública. Terra Livre. Nº 15. 2000.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço. 4ª edição. São Paulo: EDUSP, 2014.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

Girotto, E. D., & Santos, D. A. (2017). O USO DE JOGOS E FILMES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(3), 98–109. https://doi.org/10.5902/2236499426343

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)