O USO DE JOGOS E FILMES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499426343Abstract
Neste trabalho, apresentamos os resultados do projeto A construção do raciocínio geográfico na escola pública, em parceria com o Laboratório de Ensino de Geografia e Material Didático (LEMADI), do Departamento de Geografia da USP. No estudo de caso desenvolvido com alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma escola municipal de São Caetano do Sul, foi proposta a interpretação de filmes e jogos a partir de conceitos geográficos, buscando articular os contextos dos filmes e jogos com os conteúdos vinculados a geografia, principalmente relacionados à regionalização do espaço mundial. A partir do estudo foi possível perceber que os jogos e os filmes podem ser importantes mediações pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem em geografia e para a construção do raciocínio geográfico.
Downloads
References
ARBEX JR, J. Showrnalismo: a notícia como espetáculo. São Paulo: Casa Amarela, 2001.
ARROYO, M. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.
CALLAI, H.C. A Geografia no Ensino Médio. Terra Livre. Nº 14. 1999.
CARLOS, A. F. A. A condição espacial. São Paulo: Contexto, 2011.
CASTELLAR, S. M. V. A formação de professores e o ensino de Geografia. Terra Livre. Nº 14. 1999.
CLAVAL, T. Terra dos Homens. São Paulo: Contexto, 2010.
CASTROGIOVANNI, A (Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2009.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, Escola e construção do conhecimento. Campis: Papirus, 2001.
FREIRE, P. Cartas ao Professores. Estudos Avançados. nº 42. São Paulo. 2001.
LACOSTE, Y. A geografia, isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 3º edição. Campinas: Papirus, 1993.
PONTUSCHKA, N. N. Geografia, representações sociais e escola pública. Terra Livre. Nº 15. 2000.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço. 4ª edição. São Paulo: EDUSP, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.