A influência da estrutura escolar no processo de ensino-aprendizagem: uma análise baseada nas experiências do estágio supervisionado em Geografia

Authors

  • Jéssica de Sousa Monteiro Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE
  • Diego Pereira da Silva Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499414315

Keywords:

Estágio supervisionado, pesquisa escolar, Estrutura escolar, Aprendizagem

Abstract

O estágio supervisionado curricular consiste em um momento durante o qual são postas em prática as teorias educacionais abordadas durante a formação de professores na universidade. Ele não é apenas um momento de imitação de modelos, mas um momento de compreender a dinâmica escolar, conhecer novos métodos e aperfeiçoar os antigos. O estágio é ainda um momento em que os futuros professores podem exercer o papel de pesquisador e investigador. Nesse sentido aborda-se aqui a influência da estrutura escolar no processo de ensino e aprendizagem baseada nas experiências do estágio vivenciadas em uma escola pública da capital do Ceará-Brasil.

 

Palavras-chave: estágio supervisionado, pesquisa escolar, estrutura escolar, aprendizagem.

 

DOI: 10.5902/2236499414315

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jéssica de Sousa Monteiro, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente na UFC.

Diego Pereira da Silva, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará.

References

CANDAU, Vera Maria. A Didática em questão. ed.11. Petrópolis: Vozes, 1993. p.13-34.

KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008. p. 07-67.

PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. PILETTI, Claudino. Didática geral. São Paulo: Ática, 2004.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Lyda; CACETE, Nuria Hanglei. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo, SP: Cortez, 2007.

SATYRO, Natália; SOARES, Sergei. A infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005. Brasília: IPEA, 2007.

_________. O impacto da infraestrutura escolar na taxa de distorção idade-série das escolas brasileiras de Ensino Fundamental. Rio de Janeiro: IPEA, 2008.

VALLEJO, Pedro Morales. A relação professor-aluno: o que é, como se faz. Edições Loyola: São Paulo, 1999.

Published

2015-10-05

How to Cite

Monteiro, J. de S., & Silva, D. P. da. (2015). A influência da estrutura escolar no processo de ensino-aprendizagem: uma análise baseada nas experiências do estágio supervisionado em Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 19(3), 19–28. https://doi.org/10.5902/2236499414315

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.