Reflexões de professores de Geografia sobre a formação continuada e a implantação do Programa Nova EJA da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499487654Palavras-chave:
Formação Continuada de Professores, Geografia Escolar, Educação de Jovens e AdultosResumo
O presente artigo busca apresentar os resultados de um estudo sobre a percepção de professores de Geografia da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro a respeito da implantação do Programa Nova EJA e do curso de formação continuada oferecido pela Secretaria Estadual de Educação no período de sua implantação. Como metodologia da pesquisa optou-se pela análise comparada de discursos presentes em documentos oficiais e dos relatos obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com alguns professores que participaram do curso. Por meio dessa análise, foi possível identificar incoerências entre o discurso oficial relativo à formação e a experiência vivida pelos docentes. Entre tais incoerências, notou-se a inadequação da organização, das escolhas metodológicas e das propostas pedagógicas em relação às condições de precariedade de boa parte das escolas estaduais, as quais dificultam drasticamente o desenvolvimento do processo educativo voltado para trabalhadores e trabalhadoras que estudam.
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