Reflexões de professores de Geografia sobre a formação continuada e a implantação do Programa Nova EJA da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499487654

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, Geografia Escolar, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O presente artigo busca apresentar os resultados de um estudo sobre a percepção de professores de Geografia da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro a respeito da implantação do Programa Nova EJA e do curso de formação continuada oferecido pela Secretaria Estadual de Educação no período de sua implantação. Como metodologia da pesquisa optou-se pela análise comparada de discursos presentes em documentos oficiais e dos relatos obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com alguns professores que participaram do curso. Por meio dessa análise, foi possível identificar incoerências entre o discurso oficial relativo à formação e a experiência vivida pelos docentes. Entre tais incoerências, notou-se a inadequação da organização, das escolhas metodológicas e das propostas pedagógicas em relação às condições de precariedade de boa parte das escolas estaduais, as quais dificultam drasticamente o desenvolvimento do processo educativo voltado para trabalhadores e trabalhadoras que estudam.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Bonini da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2023). Especialista em Ensino de Geografia e Meio Ambiente pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI/2023). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2019). Integra atualmente o Coletivo de Estudo e Pesquisa em Geografia e Educação de Jovens e Adultos (GEOEJA/UFRJ) e o Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde (GERAES/UFRJ). Atua como Professor de Humanidades Aplicadas do Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (FIA/UERJ), como Coordenador Pedagógico do Pré-Vestibular Ação (PVSA) e como Professor de Geografia e Atualidades em instituições privadas da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Enio Serra, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), Mestrado em Educação (2003) e Doutorado em Educação (2008) pela Universidade Federal Fluminense. É Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenador do Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos (LIEJA) e do Coletivo de Estudo e Pesquisa em Geografia e Educação de Jovens e Adultos (GeoEJA). Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia da UERJ (Rede ProfGeo). Tem experiência nas áreas de Educação e Geografia, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, Geografia da Educação e Educação Geográfica. 

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Publicado

2024-10-26

Como Citar

Silva, P. H. B. da, & Serra, E. (2024). Reflexões de professores de Geografia sobre a formação continuada e a implantação do Programa Nova EJA da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro . Geografia Ensino & Pesquisa, 28, e87654. https://doi.org/10.5902/2236499487654

Edição

Seção

Ensino e Geografia

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