Plataforma de mapeamento online aplicada á cartografia escolar para o estudo do Meio Ambiente: o exemplo do mapeamendo meu rio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499425372

Palavras-chave:

plataforma de mapeamento online, vegetação, cartografia escolar, meio ambiente

Resumo

A presente pesquisa visa analisar a utilização da plataforma de mapeamento ArcGIS Online como material instrucional no ensino de Cartografia para o estudo do meio ambiente. Discutiu-se questões teórico-metodológicas sobre o uso de mapas na internet e o uso da plataforma de mapeamento em sala de aula. Definida a metodologia de pesquisa-ação elaborou-se um material em meio digital denominado “Mapeando Meu Rio (MMR)” que foi aplicado em duas turmas do sétimo ano da Escola Municipal Raul Veiga, localizada no município de São Gonçalo/RJ. Os resultados apontaram que os alunos mostraram interesse e o envolvimento no decorrer das atividades; no entanto, baseada na avaliação do MMR, os alunos chegaram ao final do sétimo ano com dificuldades em relação aos conhecimentos básicos de Cartografia.

Palavras-chave: plataforma de mapeamento online, cartografia escolar, meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iomara Barros de Sousa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP

Possui licenciatura (2007) e bacharel (2010) em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Educação Básica modalidade no ensino de Geografia pela Faculdade de Formação de Professores (FFP)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Mestre em Geografia (2014) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é doutoranda em Geografia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) no Campus Rio Claro/SP cuja linha de pesquisa é Formação Continuada de Professores de Geografia em exercício na área de Geotecnologias. Têm experiência no ensino de Geografia na Educação Básica (Ensino Fundamental II, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio). 

Referências

ALMEIDA, Rosângela Doin de; PASSINI, Elza. Yasuko. O espaço geográfico ensino e representação. 14 ed. São Paulo: Contexto, 2005.

BACKER, Thomas. “WebGIS in Education”. In: SOLARI, Osvaldo Muniz; DEMIRCI, Ali; SCHEE VAN DER, Joop. Geospatial Technologies and Geography Education in a Changing World – Geospatial Practices and Lessons Learned. Japão: Springer, 2015. p. 105.115.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais, Geografia (Terceiro e Quarto Ciclo do Ensino Fundamental). Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1998. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf >. Acesso em: 8 jan. 2009.

CÂMARA, Gilberto Neto; DAVIS, Clodoveu. “Introdução- Por que Geoprocessamento?” In: CÂMARA, Gilberto Neto; MONTEIRO, Antônio Miguel Vieira; DAVIS, Clodoveu. Introdução à Ciência da Geoinformação. São José dos Campos: INPE, 2004. Disponível em: <http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro>. 2004. Acesso em: 27 abr. 2009. p.1.5.

CANTO, Tânia do Canto; ALMEIDA, Rosângela Doin de. “Mapas feitos por não cartógrafos e a prática cartográfica no ciberespaço”. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org.). Novos rumos da Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2011. p. 147.162.

CAVALCANTI, Lana de Souza. “Ciência geográfica e Ensino de Geografia”. In: ______. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. 9 ed. Campinas: Papirus, 2006. p. 17. 28.

CRAMPTON, Jeremy W. “Maps 2.0: map mashups and new spatial media”. In: _____. Mapping: A Critical Introduction to Cartography and GIS. United Kingdom: John Wiley & Sons, 2010. p. 13.24.

DEBESSE- ARVISET, M-L. A Escola e a Agressão Do Meio Ambiente. São Paulo: Difel, 1974.

DEMIRCI, Ali; KARABURUN, Ahmet; KILAR, Hatice. “Using Google Earth as an educational tool in secondary school geography lessons”. International Research in Geographical and Environmental Education, n. 4, p. 277-290, out. 2013.

DIAS, Genebaldo Freire. “Elementos da História da Educação Ambiental”. In: ______. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9 ed. São Paulo: Gaia, 2010. p.23.100.

ELZAKKER, C. “Use of maps on the Web”. In: KRAAK, Menno-Jan; BROWN, Allan. Web Cartography: developments and prospects. Londres: Taylor & Francis, 2001. p. 21.36.

FONSECA, Raquel Alves. Uso do Google Mapas como recurso didático para mapeamento do espaço local por crianças do Ensino Fundamental I da cidade de Ouro Fino. 2010. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, UNESP, Rio Claro-SP. Disponível em:<http://repositorio.unesp.br/ bitstream/handle/11449/104312/fonseca_ra_ dr_rcla.pdf?sequence=1.>. Acesso em: 16 jul. 2014.

GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro Franco. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2011.

HONG, Jung Eun. Web-based GIS for middle school teachers: using online mapping applications to promote teacher adoption. 2012. Tese (Doutorado em Filosofia) – Faculdade da Escola de Graduação, University of Colorado at Boulder, Colorado.

KERSKI, Joseph. “Understanding our changing world through web-mapping based investigations.”. Journal of Research and Didactis in Geography, n. 4, p. 1- 13, out, 2013. Disponível em: <http://www.j-reading.org/index.php/geography/

article/view/39.>. Acesso em: 06 jul. 2016.

KRAAK, Menno-Jan. “Trends in Cartography”. In: KRAAK, Menno-Jan; BROWN, Allan. WEB Cartography: developments and prospects . Londres: Taylor & Francis, 2001. p. 9.19.

MENEZES, Paulo Márcio Leal de. “Novas tecnologias cartográficas em apoio às geotecnologias e à análise geográfica”. In: X Encontro de Geógrafos da América Latina, EGAL, 2005, São Paulo. Anais de resumo. São Paulo: EGAL, 2005. Disponível em: <http://www.geocart.igeo.ufrj.br/pdf/trabalhos/2003/Cartografia

_e_Novos_Paradigmas_2003.>. Acesso em: 16 jul. 2009.

NOVEMBER, Valérie; CAMACHO-HÜBNER, Eduardo; LATOUR, Bruno. “Entering a risky territory: space in the age of digital navigation”. Environment and Planning D: Society and Space, v. 28, p.581-599, dez. 2010. Disponível em:<http://www.envplan. com/ openaccess/ d10409.pdf>. Acesso em: 23 mar.

PETERSON, Michael. “That Interactive Thing You Do”. Cartographic Perspectives, n. 29. p. 3-4.1998. Disponível em:< http://maps.unomaha.edu/mp/

Articles/ThatInteractive.html>. Acesso em: 22 jul. 2011.

PETERSON, Michael. “The Interactive Map”. In: ______. Interactive and animated cartography. Nova Iorque: Prentice Hall, 1995. p.173.183.

PIAGET, Jean; INHLEDER, Barbel. A Psicologia da criança. Rio de Janeiro: Difel, 1978.

SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. 4 ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

SEEMANN, Jörn. “Mapas e percepção ambiental: do mental ao material e vice-versa”. Revista OLAM, v. 3, p. 200-223, set. 2003. Disponível em: <http://www.academia.edu/187819/Mapas_e_percepcao_ambiental_do_mental_ao_material_e_vice-versa>. Acesso em: 03 out. 2013.

SÃO GONÇALO. Secretaria Municipal de Educação. Subsecretaria Pedagógica de Educação. Matriz Curricular de Geografia do 2º segmento. In: Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, 2007.

SIMIELLI, Maria Elena Ramos. ‘‘Cartografia no ensino fundamental e médio”. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). A Geografia na sala de aula. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2003. p. 92 .108.

SOUSA, Iomara Barros de. Geotecnologias e Recursos de Multimídia no ensino de Cartografia: Percepção Socioambiental do Rio Alcântara no município de São Gonçalo/RJ. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, UERJ, Rio de Janeiro/RJ.

THIOLLET, Michael. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986.

Downloads

Publicado

2019-04-08

Como Citar

Sousa, I. B. de. (2019). Plataforma de mapeamento online aplicada á cartografia escolar para o estudo do Meio Ambiente: o exemplo do mapeamendo meu rio. Geografia Ensino & Pesquisa, 22, e21. https://doi.org/10.5902/2236499425372

Edição

Seção

Geoinformação e Sensoriamento Remoto em Geografia