Cotidiano escolar: algumas reflexões sobre a prática do estágio na formação do professor de geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499435916

Palavras-chave:

Geografia, Currículo, Inclusão

Resumo

O presente artigo traz reflexões a partir da prática de estágio que é uma atividade essencial para a formação do professor pois possibilita uma inserção no seu campo de trabalho e amplia as possibilidades de pesquisas na área da educação e ensino de geografia. O estágio em questão foi realizado nas aulas de geografia no ensino fundamental II e teve o foco nos marcos legais e nas políticas curriculares e seus desdobramentos no âmbito escolar através do ciclo de políticas de Ball e Bowe. Além das questões políticas este artigo traz reflexões sobre os obstáculos presentes  na prática docente e suas problemáticas, como as avaliações externas, o uso do livro didático e a exclusão na escola. Por fim, apresenta as ressignificações do contexto escolar com pouco caráter transformador, legitimando a escola no contexto da qual foi formulada.

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Biografia do Autor

Felipe Moretto Moura, Universidade Federal de Alfenas

Graduando em Geografia-Licenciatura pela Universidade Federal de Alfenas-MG (Unifal-MG), membro do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais (GERES) e Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas de Ensino em Geografia (NEPPEG) e pesquisador bolsista de Iniciação Científica via PIBIC/CNPq no período de 2016 a 2017, atualmente pesquisador bolsista de Iniciação Científica via PIBICT/FAPEMIG . Pesquisa na área de Geografia Humana, nas subárea Geografia Agrária e Ensino de Geografia.

Sandra de Castro de Azevedo, Universidade Federal de Alfenas

Professora Adjunta do Instituto de Ciências da Natureza na Universidade Federal de Alfenas, onde atua na área de Ensino de Geografia e Geografia Escolar. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2011). 

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Publicado

2020-07-09

Como Citar

Moura, F. M., & Azevedo, S. de C. de. (2020). Cotidiano escolar: algumas reflexões sobre a prática do estágio na formação do professor de geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 24, e29. https://doi.org/10.5902/2236499435916

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