A educação a serviço do Estado: tensões entre a educação profissionalizante e o Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499469298

Palavras-chave:

Ensino médio, Reformas educacionais, Ensino profissionalizante, Geografia escolar

Resumo

O presente trabalho possui o objetivo de discutir sobre o processo de consolidação legal do Ensino Médio, articulando-a com uma possível conexão dessa etapa escolar com a modalidade de educação profissionalizante, e da mais recente proposta curricular estabelecida pela Reforma do Ensino Médio. Portanto, problematiza-se sobre o processo histórico legal de consolidação dessas etapas escolares, considerando seus respectivos contextos históricos e geográficos. Portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental, desenvolvida a partir da leitura de documentos oficiais legais referentes à etapa do Ensino Médio e da Educação Profissional. Sendo que, esta pesquisa é relevante pois contribui para a discussão sobre o tema das políticas públicas educacionais, como também aponta sobre possíveis tendências e direcionamentos das modalidades da educação orientadas por demandas mercadológicas e políticas, que interferem diretamente na produção do espaço geográfico. Assim como, contribui para a ampliação do debate sobre a mais recente reforma educacional imposta pelo Estado, através da Reforma do Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Letícia Silvério da Silva, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas UNIFAL/MG no ano de 2016. Tem interesse nas áreas de: Ensino de Geografia, História da educação; Cultura e Currículo, Geografia Agrária, com ênfase em agricultura familiar, questões de gênero e relação campo-cidade. Membro do Grupo de Pesquisa "Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais- GERES" da UNIFAL/MG e do "REA - Redes de Estudos Agrários" composta pelos grupos de pesquisa e estudo da UNESP Rio Claro- SP, UFPEL Pelotas-RS, UNIMONTES Montes Claros- MG e Unifal.

Sandra de Castro de Azevedo, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Alfenas. 

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Publicado

2023-06-27

Como Citar

Silva, L. S. da, & Azevedo, S. de C. de. (2023). A educação a serviço do Estado: tensões entre a educação profissionalizante e o Ensino Médio. Geografia Ensino & Pesquisa, 27, e69298. https://doi.org/10.5902/2236499469298