A educação a serviço do Estado: tensões entre a educação profissionalizante e o Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499469298Palabras clave:
Ensino médio, Reformas educacionais, Ensino profissionalizante, Geografia escolarResumen
O presente trabalho possui o objetivo de discutir sobre o processo de consolidação legal do Ensino Médio, articulando-a com uma possível conexão dessa etapa escolar com a modalidade de educação profissionalizante, e da mais recente proposta curricular estabelecida pela Reforma do Ensino Médio. Portanto, problematiza-se sobre o processo histórico legal de consolidação dessas etapas escolares, considerando seus respectivos contextos históricos e geográficos. Portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental, desenvolvida a partir da leitura de documentos oficiais legais referentes à etapa do Ensino Médio e da Educação Profissional. Sendo que, esta pesquisa é relevante pois contribui para a discussão sobre o tema das políticas públicas educacionais, como também aponta sobre possíveis tendências e direcionamentos das modalidades da educação orientadas por demandas mercadológicas e políticas, que interferem diretamente na produção do espaço geográfico. Assim como, contribui para a ampliação do debate sobre a mais recente reforma educacional imposta pelo Estado, através da Reforma do Ensino Médio.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Secretário de Educação. União Nacional dos dirigentes municipais de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc>. Acessado em: jun. de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Censo da Educação Superior. INEO, Diretoria de Estatísticas Educacionais. Brasília-DF: MEC, 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa dos Estados Unidos do Brasil, de 16 de julho de 1934.
BRASIL. Constituição da República Federativa dos Estados Unidos do Brasil, de 10 de novembro de 1937.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília- DF, 2013.
BRASIL. Decreto de Lei n. 4.073, de 30 de dezembro de 1942. Lei orgânica do Ensino Industrial.
BRASIL. Decreto de Lei n. 6.142, de 28 de dezembro de 1943. Lei orgânica do Ensino Comercial.
BRASIL. Decreto de Lei n. 9.613, de 20 de agosto de 1946. Lei orgânica do Ensino Agrícola.
BRASIL. Decreto de Lei n° 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
BRASIL. Decreto de Lei nº 4.244, de abril de 1942. Lei Orgânica do Ensino Secundário.
BRASIL. Decreto de Lei n° 5.145, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de
dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências.
BRASIL. Decreto de Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras
providências.
BRASIL. Decreto de Lei nº 7.044, de 18 de outubro de 1982. Altera os dispositivos da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, referentes à profissionalização do ensino de 2º grau.
BRASIL. Decreto de Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL. Decreto de Lei n° 11. 741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL Decreto de Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências.
BRASIL. Decreto de Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as
diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho de 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-lei nº236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.
BRASIL. Decreto de lei n° 59.997, de 10 de janeiro de 1967. Renova o Decreto nº 53.602, de 25 de fevereiro de 1964.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 1, de 17 de outubro de 1969. Edita o novo texto da Constituição Federal de 24 de janeiro de 1967.
BRASIL. Lei Constitucional n° 5, de 10 de março de 1942. Emenda os arts. 122, 166 e 168 da Constituição.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional da Educação (PNE): política de estado para a educação brasileira/ Luiz Fernando Dourado. – Brasília, DF: Inep, 2001.
BRASIL. Parecer CEB/CNE n° 5, de 5 de janeiro de 2011. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
BRASIL. Parecer CNE/CEB Nº 16/99. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico.
BRASIL. Parecer CEB/CNE nº 11, de fevereiro de 2004. Consulta tendo em vista o artigo 58 da Lei 9.394/96 – LDB e a Resolução CNE/CEB
/2001, que institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.
BRASIL. Resolução n.1, de 3 de fevereiro de 2005. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação para o Ensino Médio e para a Educação Profissional Técnica de nível médio às disposições do Decreto nº 5.154/2004.
BRASIL. Resolução n° 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
BRASIL. Resolução CEB nº 3, de julho de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4, de 8 de dezembro de 1999. Institui as Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional de Nível Técnico.
BRASIL. Resolução CEB/CNE nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
BRASIL. Resolução n° 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
BREDA, Bruna. O ensino obrigatório na legislação federal dos séculos XX e XXI. Textura – Revista de Educação e Letras, v. 18, n. 36, 2016.
BOENO, R. M., GISI, M. L. FILIPAK, S. T. O contexto brasileiro e a formulação das políticas da educação básica. XII – Congresso Nacional de Educação – EDUCERE – 2015. ISNN:2176-1396.
CERQUEIRA, A. G.C., CERQUIR, A. C., SOUZA, T. C., MENDES, P. A. A trajetória da LDB: um olhar crítico frente à realidade brasileira. Universidade Estadual de Santa Cruz. Bahia: 2009. Disponível em: < http://www.uesc.br/eventos/cicloshistoricos/anais/aliana_georgia_carvalho_cerqueira>. Acessado em: jun. de 2021.
CUNHA, A. L. Ensino Profissional: o grande fracasso da Ditadura. Cadernos de pesquisa. v.44, n.154. p.912- 933 out./dez. 2014.
CUNHA, A. L. Ensino Médio: atalho para o passado. Edu., Soc., Campinas, v.30, nº139, p.373-384, abr.-jun., 2017.
FERRARO, A.R., KREIDLOW, D. Analfabetismo no Brasil: configurações e gêneses das desigualdades regionais. Revista Educação e Realidade, pp.179-200. Jul./dez. 2004.
GERMANO, José W. Estado militar e educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 2000.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, Daniel M. A Geografia ensinada: mudanças e continuidades do conhecimento geográfico escolar (1960-1985). Dissertação de mestrado. Universidade de São Paulo- USP, 2010.
QUADROS, R. S. Gustavo Capanema: a organização do ensino primário brasileiro no período de 1934-1945. Dissertação de mestrado, Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, 2013.
KOEPSEL, E. C. N., GARCIA, S. R. O. CZERNISZ, E. A tríade da Reforma do Ensino Médio brasileiro: Lei nº 13.415/2017, BNCC e DCNEM. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 36, e.222442, 2020.
LIMA, P. A. ; PANIAGO, M. F. S. Mídia e ditadura militar: o ufanismo presente nas propagandas dos anos de chumpo. In: IV Congresso Internacional de História, 2014, Jatái. Anais. Jataí: UFG, 2014, p.1-18.
SOUZA, Rosa Fátima de. História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX. São Paulo: Cortez, 2008.
SOUZA, P. A. Avanços da educação brasileira garantidos pela Constituição Federal de 1934. Anais do XXIV Seminário Nacional UNIVERSITAS/BR. ISNN: 2446-6123. Universidade Federal de Maringá, 2016.
THIESEN, Juares S. Políticas curriculares, educação básica brasileira, internalização: aproximações e convergências discursivas. In: Educ. Pesquisa. São Paulo, v.45, e.190038, 2019. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ep/a/99G6fThFygFYqSHJZFrkvmM/abstract/?lang=pt>. Acesso em: jun. de 2021.
VIEIRA, A. M. D. P. JUNIOR, A. S. A educação profissional no Brasil. Revista Interações n. 40, pp.152-169, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Geografia Ensino & Pesquisa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
La revista Geografia – Ensino & Pesquisa retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a Las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.