Lugar e geografia humanista: uma proposição para a geografia escolar

Rodrigo Capelle Suess, Cristina Maria Costa Leite

Resumo


Defendemos que o conceito lugar em uma perspectiva da Geografia humanista contribui para um processo de ensino-aprendizagem que conduz o aluno a compreender melhor a si mesmo e o mundo em que vive, sem menosprezar os aspectos cognitivos, afetivos, físicos, éticos e estéticos, que possam interferir no exercício da cidadania e, ainda, de uma atuação e inserção social mais consciente e humanista. Sendo assim, acreditamos que o mesmo contribui para que os discentes se reconheçam como sujeitos, com possibilidade concreta de atuação no espaço por meio do lugar, compreendam as aparências, ausências e múltiplas manifestações dos fenômenos geográficos, resignificados à luz de suas próprias experiências.  


Palavras-chave


Geografia Escolar; Geografia Humanista; Lugar; Mundo Vivido

Texto completo:

PDF

Referências


BAILLY, Antoine; SCARIATI, Renato. L'humanismeengéographie. In: BAILLY, Antoine. Les concepts de la géographiehumanine. Paris: Armand Colin, p.213-222, 2001.

BARTOLY, Flávio. Debates e perspectivas do lugar na geografia. GEOgraphia, Niterói, RJ, v. 13, n. 26, p. 66-91, 2011.

BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: Geografia. Brasília: MEC/SEF, 2001b.

CALLAI, Helena. Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, p. 71-114, 2012.

CALLAI, Helena Copetti. A dimensão pedagógica na formação do geógrafo. In: CALLAI, Helena Copetti. A formação do profissional da geografia. Ijuí: Ed. Unijuí, p.103-114, 2013.

CARVALHO SOBRINHO, Hugo. A categoria lugar no livro didático de Geografia: abordagens e contribuições no processo de ensino/aprendizagem. 2014. 144 p. Monografia (Graduação em Geografia) – Câmpus Formosa, Universidade Estadual de Goiás, Formosa, GO, 2014.

CAVALCANTI, L. S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2012b.

CAVALCANTI, L. S. O ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012a.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia Escolar e a busca de abordagens teórico/práticas para realizar sua relevência social. In: SILVA, Eunice Isaias da; PIRES, Lucineide Mendes (Orgs). Desafios da didática de Geografia. Goiania: Ed. da Puc de Goiás, p.45-65, 2013.

CHAVEIRO, Eguimar Felício. Corporidade e Lugar: Elos da Produção. In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de (orgs.). Qual o espaço do Lugar? Geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, p. 249-279, 2012. (Estudos; 302).

ENTRIKIN, Jhon Nicholas. The Betweenness of Place: Towards a Geography of Modernity. Baltimore, Maryland: Johns Hopkins University Press, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Tolerância. Organização, apresentação e notas Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREMÓNT, Armand. A região, espaço vivido. Coimbra: Almedina, 1980.

HARVEY, David. A Condição Pós-Moderna. São Paulo: ed. Loyola, 2012.

LACOSTE, Yves. Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1997.

LANDO, Fabio. La Geografia Umanista: un'interpretazione. RivistaGeografica Italiana, Veneza-ITA, n. 119, p. 259-289, 2012.

LEITE, Cristina Maria Costa. O lugar e a construção da identidade: os significados construídos por professor de geografia do ensino fundamental. 222 f., 2012. Tese (doutorado em Geografia). Faculdade de Educação, Programa de pós-graduação em Educação, Universidade de Brasília, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos: Didática, São Paulo: Cortez. 1994.

LOWENTHAL, David. Geografia, Experiência e Imaginação. In: CHRISTOFOLETTI, A. (org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, p. 165-193, 1982.

KAERCHER, Nestor André. Docenciando me existencio. Existenciando, penso a docência, porque ela me constitui como ser do e no mundo. In: SILVA, E. I.; PIRES, L. M. (orgs.). Desafios da didática de Geografia. Goiânia: EdPUC-Goiás, p. 235-254, 2013.

MARANDOLA JR., Eduardo. Sobre ontologias. In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de (orgs.). Qual o espaço do Lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, p. XIII-XVII, 2012 (Estudos; 302).

MARANDOLA JR., Eduardo; GRATÃO, Lúcia Helena Batista. Do sonho à memória: Lívia de Oliveira e a Geografia Humanista no Brasil. Geografia, Londrina, v. 12, n. 2, jul./dez. 2003.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MELLO, João Baptista Ferreira de. O Triunfo do Lugar Sobre o Espaço. In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia (orgs.). Qual o espaço do Lugar?: Geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, p. 33-68, 2012 (Estudos; 302).

OLIVEIRA, Lívia. O Sentido de Lugar. In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de (orgs.). Qual o espaço do Lugar?: Geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, p. 3-16, 2012. (Estudos; 302).

PIRES, L. M.; ALVES, A. O. Revisitando os conceitos geográficos e sua abordagem no ensino. In: SILVA, E. I.; PIRES, L. M. (orgs.). Desafios da didática de Geografia. Goiânia: EdPUC-Goiás, p. 235-254, 2013.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I; CACETE, N.H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Ed. Cortez, 2007.

RELPH, Edward. Place and placelessness. London: Pion, 1976.

SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e meio técnico-científico. São Paulo: HUCITEC, 1994.

SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, 2005.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: Edusp, 2012.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: BestBolso, 2011.

SARAMAGO, Ligia. Como Ponta de Lança: O Pensamento do Lugar em Heidegger. In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de (orgs.). Qual o espaço do Lugar? Geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, p. 193-225, 2012. (Estudos; 302).

SCHUTZ, Alfred. Fenomenologia e relações sociais. Organização e introdução de Helmut R. Wagner. Zahar: Rio de Janeiro, 1979.

SEAMON, David. Existentialism/existential geography. In: KITCHEN, R.; THRIFT, N. (Eds.). The International Encyclopedia of Human Geography, v. 3, p. 666-671, Oxford: Elsevier, 2009.

SELBACH, S (eds.). Geografia e didática. São Paulo: Vozes, 2010.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos Fundamentais da Pesquisa Sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

SUESS, R. C.; CARVALHO SOBRINHO, H.; ALMEIDA, S. A.Abordagem e perspectivas do conceito lugar em livros didáticos de Geografia do 6º ano do ensino fundamental. In: Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino, 5, Goiânia, 2013. Anais... Goiânia: UFG, 2013. Disponível: . Acessoem: 14 jun. 2017.

TUAN, Yi-Fu. Space and place: humanistic perspective. In: GALE, S; OLSSON, G. (orgs.). Philosophy in Geography. Dordrecht: Reidel, p. 387-427, 1979b.

TUAN, Yi-Fu. Geografia Humanística. In: CHRISTOFOLETTI, A. (Org.). Perspectiva da Geografia. São Paulo: Difel, p. 143-164, 1982.

TUAN, Yi-Fu. Espaço, tempo, lugar: um arcabouço humanista. Geograficidade, v. 01, n. 01, p. 4-15, Inverno 2011.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina, PR: Eduel, 2012, 344 p.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. Londrina, PR: Eduel, 2013.

TUAN, Yi-Fu. Space andPlace 2013. Geograficidade, Niterói, RJ, v. 4, n. 1, verão 2014.

VESENTINI, José William. Realidades e perspectivas no ensino de Geografia no Brasil. In. VESENTINI, José William (Org.). O ensino de Geografia no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2004.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. Tradução de Jefferson Luiz Camargo; revisão técnica de José Cipolla Melo. 4ª ed. São Pau o: Martins Fontes, 2008.




DOI: https://doi.org/10.5902/2236499426066

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Indexações e Bases Bibliográficas