Diferentes abordagens analíticas para estudos de mercados da pecuária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179631971

Palavras-chave:

comercialização, economia, sociologia.

Resumo

Diante da multiplicidade de formas em que os mercados podem estar organizados, este artigo tem por objetivo apresentar de forma sistematizada diferentes abordagens utilizadas para compreender as dinâmicas e o funcionamento dos mercados agropecuários, reconhecendo as contribuições das distintas escolas, como também algumas de suas fragilidades. Assim, foram selecionadas escolas e abordagens que pudessem ser interessantes para estudo mais específico de mercados pecuários no Sul do Brasil, de modo que fossem perspectivas que levassem em consideração aspectos sociais e econômicos. As constatações apresentadas nos põem diante da evidência de que aspectos econômicos, sociais e culturais compõem os elementos que orientam as trocas, e que distintas abordagens podem apontar para maneiras diferenciadas de entendê-las. Em síntese, essa revisão permitiu optar pelo uso da Teoria das Convenções, mostrando-se apropriada a considerar a diversidade de formas de mercados, não apenas entre organizações, mas dentro de uma organização. Assim, as convenções representam a convergência por trás da ação nos mercados, assinalando que há princípios e valorações comuns entre os atores, constituídos por referências em comum que norteiam essas interpretações. 

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Biografia do Autor

Alessandra Matte, ProfessoraAdjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Santa Helena.

Graduada em Zootecnia (UFSM). Mestrado em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Doutorado em Desenvolvimento Rural (UFRGS). ProfessoraAdjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Santa Helena. 

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Publicado

2019-12-28

Como Citar

Matte, A. (2019). Diferentes abordagens analíticas para estudos de mercados da pecuária. Extensão Rural, 25(4), 71–88. https://doi.org/10.5902/2318179631971

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