Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Extensão Rural?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Baixe este PDF do tutorial para submissão de artigos, salientamos que este tutorial é apenas para auxiliar os autores no processo de submissão, as normas que ali se encontram devem ser desconsideradas. 

A revista Extensão Rural não cobra custos de processamento nem de submissão de artigos.

O periódico utiliza o sistema duplo-cego para avaliação (double blind peer review - caracterizado pelo anonimato mútuo entre autores e revisores).

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. O trabalho está digitado em página tamanho A4, com fonte Arial 12 pt, espaçamento 1,5, com recuos antes dos parágrafos, com margens normal com largura interna 2,5 cm, externa 2,5 cm, inferior e superior 2,5 cm, sendo que o artigo não deverá ultrapassar a vinte e cinco (25) páginas, e não deve ser inferior a quinze (15) páginas.
  4. As figuras, os quadros e as tabelas estão apresentadas no corpo do texto, digitadas preferencialmente na mesma fonte do texto, e devem estar em preto e branco.

  5. Os autores devem estar cientes de que são os responsáveis diretos por todo o conteúdo de seu artigo.
  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores, na seção Sobre a Revista.
  7. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos). Os nomes de TODOS os autores, com sua respectiva identificação institucional, foi cadastrada nos metadados da submissão, usando a opção incluir autor. Em caso de citação de autores, "Autor" e ano são usados na bibliografia, ao invés de Nome do autor, título do documento, etc.
  8. EDIÇÃO DAS SUBMISSÕES

    Os trabalhos devem ser encaminhados via eletrônica no site da revista, seguindo as orientações disponíveis.

    Nas abas “sobre a revista > submissões” existe um tutorial em formato PDF para auxiliar os autores nas primeiras submissões.

    O arquivo precisa estar na forma de editor de texto, com extensão “.doc” ou “.docx”, com o nome dos autores excluídos do arquivo, inclusos apenas nos metadados da submissão.

    CONFIGURAÇÃO DE PÁGINAS

    O trabalho está digitado em página tamanho A4, com fonte Arial 12 pt, espaçamento 1,5, sem recuos antes ou depois dos parágrafos, com margens normal com largura interna 2,5 cm, externa 2,5 cm, inferior e superior 2,5 cm, sendo que o artigo não deverá ultrapassar a vinte e cinco (25) páginas, e não deve ser inferior a quinze (15) páginas.

    As figuras, os quadros e as tabelas devem ser apresentados no corpo do texto, digitadas preferencialmente na mesma fonte do texto, ou com tamanho menor, se necessário. Esses elementos não poderão ultrapassar as margens e também não poderão ser apresentados em orientação “paisagem”.

    As figuras devem ser editadas em preto e branco, ou em tons de cinza, quando se tratarem de gráficos ou imagens. As tabelas não devem apresentar formatação especial.

    ESTRUTURAS RECOMENDADAS

    Recomenda-se que os artigos científicos contenham os seguintes tópicos, nesta ordem: título em português, resumo, palavras-chave, título em inglês, abstract (ou resumen), key words (ou palabras clave), introdução ou justificativa ou referencial teórico, métodos, resultados e discussão, conclusões ou considerações finais, referências bibliográficas. Ao final da introdução ou da justificativa o objetivo do trabalho precisa estar escrito de forma clara, mas sem destaque em negrito ou itálico.

    Agradecimentos e pareceres dos comitês de ética e biossegurança (quando pertinentes) deverão estar presentes depois das conclusões e antes das referências.

    Para as revisões bibliográficas se recomenda os seguintes tópicos, nesta ordem: título em português, resumo, palavras-chave, título em inglês, abstract, key words, introdução ou justificativa, desenvolvimento ou revisão bibliográfica, considerações finais, referências bibliográficas e agradecimentos (quando pertinentes).

    TÍTULOS

    Os títulos nos dois idiomas do artigo devem ser digitados em caixa alta, em negrito e centralizados, com até 20 palavras cada. Se a pesquisa for financiada, deve-se apresentar nota de rodapé com a referência à instituição provedora dos recursos.

    AUTORES

    A Extensão Rural aceita até três autores, que devem ser incluídos nos metadados. Não use abreviaturas de prenomes ou sobrenomes.

    RESUMOS, RESUMEN E ABSTRACTS

    O trabalho deve conter um resumo em português, mais um abstract em inglês. Se o trabalho for em espanhol, deve conter um resumen inicial mais um resumo em português e, se o trabalho for em inglês, deve conter um abstract mais um resumo em português.

    Estas estruturas devem ter no máximo 1.200 caracteres, contento o problema de pesquisa, o objetivo do trabalho, algumas informações sobre o método (em caso de artigos científicos), os resultados mais relevantes e as conclusões mais significativas.

    As traduções dos resumos devem ser feitas por pessoa habilitada, com conhecimento do idioma. Evite traduções literais ou o auxílio de softwares.

    Devem ser seguidos por palavras-chave (key words ou palabras clave), escritas em ordem alfabética, não contidas nos títulos, em número de até cinco.

    MÉTODO

    O método deve descrito de forma sucinta, clara e informativa. Os métodos estatísticos, quando usados, precisam ser descritos e devidamente justificada a sua escolha.

    RESULTADOS E DISCUSSÃO

    Os resultados devem embasar as discussões do artigo e estar embasados na literatura já existente, quando pertinente, devidamente citada e referenciada. Evite discussão de resultados irrelevantes e mantenha o seu foco nos objetivos do trabalho.

    CONCLUSÕES OU CONSIDERAÇÕES FINAIS

    É facultado aos autores escolherem entre conclusões ou considerações finais. Porém são proposições diferentes. As conclusões devem ser diretas, objetivas e atender aos propósitos iniciais (objetivos) do trabalho. Não devem ser a reapresentação dos resultados. As considerações finais podem ser mais extensas que as conclusões e podem recomendar novas pesquisas naquele campo de estudo. Não precisam ser tão finalísticas como as conclusões e são recomendadas para pesquisas que requerem interpretações em continuidade.

    ORIENTAÇÕES GERAIS DE GRAFIAS

    Os autores possuem padrões de grafia distintos e, lamentavelmente, alguns artigos precisam ser devolvidos aos autores por falta de adequações de grafia, conforme as orientações técnicas da língua portuguesa, inglesa e espanhola. Assim, são relembradas algumas normas e orientações nesse sentido:

    - Evite o uso demasiado de abreviaturas, exceto quando se repetirem muitas vezes no texto. Nesse caso, cite na primeira vez que usá-la o seu significado;

    - Evite usar números arábicos com mais de uma palavra no texto, exceto quando seguidos de unidades de medida. Exemplos:

    Prefira

    Evite

    ... três agentes foram...

    ... quarenta produtores foram...

    ... 3 agentes foram...

    ... 40 produtores foram...

    ... 21 agentes foram...

    ... vinte e um agentes foram...

    ... colheu 3 kg de peras...

    ... colheu três quilos de peras...

    ...corresponde a 2,3 m...

    ... corresponde a 2,3 metros...

     

    - Cuide a padronização das unidades de medida. Geralmente são em letra minúscula, no singular, sem ponto e escritas com um espaço entre o número e a unidade (correto 4 g e não 4g, 4 gs ou 4 gs.), exceto para percentagem (correto 1,1% e não 1,1 %). Outros exemplos:

    Unidade

    Certo

    Errado

    Quilograma

    kg

    Kg; Kgs.; KG; quilos

    Metro

    m

    M; mt; Mt

    Litro

    l

    L; lt; Lt

    Hectare

    ha

    Ha; Hec; H; h

    Tonelada

    t

    T; Ton; ton

    Rotações por minuto

    rpm

    RPM; Rpm; r.p.m.

    - Lembre-se que na língua portuguesa e espanhola as casas decimais são separadas por vírgulas e na língua inglesa por ponto. Exemplos: o a colheita foi de 5,1%; la cosecha fué de 5,1%; the harvest was 5.1%.

     

    TÓPICOS

    Os tópicos devem ser digitados em caixa alta, negrito e alinhados a esquerda. Devem ser precedidos de dois espaços verticais e seguidos de um espaço vertical. Subtítulos dentro dos tópicos devem ser evitados, exceto quando forem imprescindíveis à redação e organização dos temas.

    Os tópicos dos artigos não devem ser numerados. Recomenda-se a numeração em revisões que possuam mais de quatro assuntos distintos na discussão. Nesse caso devem ser usadas numerações de segunda ordem, sem negrito, conforme exemplo:

    3. REVISÃO BILIOGRÁFICA

    3.1. A região de Ibitinga

    Estudos realizados na região estudada mostram que...

    3.2. Os hortigranjeiros e a agricultura familiar

    Alguns autores mostram que os hortigranjeiros...

    Descrever o título em português e inglês (caso o artigo seja em português) ou inglês e português (caso o artigo seja em inglês) ou espanhol e português (caso o artigo seja em espanhol). O título deverá ser digitado em caixa alta, com negrito e centralizado. Evitar nomes científicos e abreviaturas no título, exceto siglas que indicam os estados brasileiros.

    Use até cinco palavras-chave / key words, escritas em ordem alfabética e que não constem no título.

    CITAÇÕES

    As citações dos autores, no texto, deverão ser feitas seguindo as normas da ABNT (NBR 6023/2000). Alguns exemplos são mostrados a seguir:

    Citações indiretas (transcritas)

     

    a) Devem ser feitas com caixa baixa se forem no corpo do texto.

    Exemplo um autor: ... os resultados obtidos por Silva (2006) mostram...; Exemplo dois autores: ... os resultados obtidos por Silva e Nogueira (2006) mostram...; Exemplo mais de dois autores: ... os resultados obtidos por Silva et al. (2006) mostram...;

    b) Devem ser feitas com caixa alta se forem no final do texto.

    Exemplo um autor: ... independente da unidade de produção (SILVA, 2006).; Exemplo dois autores: ... independente da unidade de produção (SILVA; NOGUEIRA, 2006).; Exemplo três autores: ... independente da unidade de produção (SILVA; NOGUEIRA; SOUZA, 2006).; Exemplo mais de três autores: ... independente da unidade de produção (SILVA et al., 2006).;

     

    Citações diretas

     

    Conforme norma da ABNT, se ultrapassarem quatro linhas, devem ser recuadas a 4 cm da margem em fonte menor (Arial 10 pt), destacadas por um espaço vertical anterior e outro posterior à citação. Exemplo:

    ...porque aí a gente “tava” no dia de campo de São Bento e aí foi onde nós tivemos mais certeza do jeito certo de fazer a horta. Depois disso os agricultores aqui de Vila Joana começaram a plantar, conforme aprenderam no dia de campo.(agricultor da Família Silva).

    Citações diretas com menos de quatro linhas, devem ser apresentadas no corpo do texto, entre aspas, seguido da citação. Exemplo: “...os dias de campo de São Bento ensinaram os agricultores de Vila Joana a plantar corretamente (MENDES, 2006)”.

     

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

     

    As referências bibliográficas também devem ser efetuadas no estilo ABNT (NBR 6023/2000). A seguir são mostrados alguns exemplos. As dúvidas não contempladas nas situações abaixo podem ser sanadas acessando o link http://w3.ufsm.br/biblioteca/ clicando sobre o botão MDT.

     

    b.1. Citação de livro:

    SARMENTO, P.B. A citação exemplar de livro com um autor. Santa Maria: Editora Exemplo, 1999.

    OLIVEIRA, F.G.; SARMENTO, P.B. A citação exemplar de livro com dois ou mais autores. Santa Maria: Editora Exemplo, 1999.

     

    b.2. Capítulo de livro:

    PRESTES, H.N. A citação de um capítulo de livro. In: OLIVEIRA, F.G.; SARMENTO, P.B. A citação exemplar de livro com dois ou mais autores. Santa Maria: Editora Exemplo, 1999.

     

    b.3. Artigos publicados em periódicos:

    OLIVEIRA, F.G.; SARMENTO, P.B. A citação de artigos publicados em periódicos. Extensão Rural, v.19, n.1, p.23-34, 2012.

     

    b.4. Trabalhos publicados em anais:

    GRAÇA, M.R. et al. Citação de artigos publicados em anais com mais de três autores. In: JORNADA DE PESQUISA DA UFSM, 1., 1992, Santa Maria, RS. Anais... Santa Maria : Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, 1992. p.236.

     

    b.5. Teses ou dissertações:

    PEREIRA, M.C. Exemplo de citação de tese ou dissertação. 2011. 132f. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) – Programa de Pós Graduação em Extensão Rural, Universidade Federal de Santa Maria.

     

    b.6. Boletim:

    ROSA, G.I. O cultivo de hortigranjeiros. São Paulo: Secretaria da Agricultura, 1992. 20p. (Boletim Técnico, 12).

     

    b.7. Documentos eletrônicos:

    MOURA, O.M. Desenvolvimento rural na região da Quarta Colônia. Acessado em 20/08/2012. Disponível em: http://www.exemplos.net.br.

    FIGURAS

    Os desenhos, gráficos, esquemas e fotografias devem ser nominados como figuras e terão o número de ordem em algarismos arábicos, com apresentação logo após a primeira citação no texto. Devem ser apresentadas com título inferior, em negrito, centralizado (até uma linha) ou justificado à esquerda (mais de uma linha), conforme o exemplo:

     

    Figura 1 – Capa alongada da revista em tons de cinza.

    As figuras devem ser feitos em editor gráfico sempre em qualidade máxima.

    TABELAS E QUADROS

     

    É imprescindível que todas as tabelas e quadros sejam digitados segundo menu do Microsoft® Word “Inserir Tabela”, em células distintas (não serão aceitas tabelas com valores separados pelo recurso ENTER ou coladas como figura). Tabelas e quadros enviados fora de normas serão devolvidas para adequação.

    Devem ser numeradas sequencialmente em algarismos arábicos, com numeração independente entre figuras, quadros e tabelas e apresentadas logo após a chamada no texto. Prefira títulos curtos e informativos, evitando a descrição das variáveis constantes no corpo da tabela ou quadro.

    Quadros não-originais devem conter, após o título, a fonte de onde foram extraídas, que deve ser referenciada.

    As unidades, a fonte (Arial 9 pt) e o corpo das letras em todas as figuras devem ser padronizados.

    Quadros e tabelas não devem exceder uma lauda. Não deverão ter texto em fonte destacada com negrito ou sublinhado, exceto a primeira linha e o título. Este deverá ser em negrito, com formatação idêntica ao título das figuras, porém com localização acima da tabela ou quadro, centralizado (até uma linha) ou justificado à esquerda (mais de uma linha), conforme o exemplo:

    Tabela 1 – Exemplo de tabela a ser usado na revista Extensão Rural.

    Item

    Tabela

    Quadro

    Bordas laterais

    Abertas

    Fechadas

    Dados

    Preferencialmente da pesquisa

    Preferencialmente da revisão

    Conteúdo

    Números

    Texto

    Rodapé*

    Fonte arial 8 pt

    Geralmente não há

    Bordas internas

    Não há

    Alinhamento

    Números alinhados à direita

    Texto alinhado à esquerda, sem justificar/hifenizar

    Exemplos

    12,3

    4,5

    6.789,1

    123,0

    O texto do quadro deve ser alinhado à esquerda sem justificar ou hifenizar

    * exemplo de rodapé.

    CONSIDERAÇÕES GERAIS

     

    Use o tutorial e a lista de verificação (checklist) para auxliá-lo. A máxima adequação às normas agiliza o trâmite de publicação dos trabalhos, facilita aos pareceristas e melhora o conceito do periódico. Dessa forma, os autores saem beneficiados com a melhora de qualificação dos seus trabalhos.

    É obrigatório o cadastro de todos autores nos metadados de submissão. Não serão aceitos pedidos posteriores de inclusão de autores, visto a necessidade de analisar os autores do trabalho para eleição de pareceristas não impedidos.

    Excepcionalmente, mediante consulta prévia para a Comissão Editorial outro expediente de submissão de artigo poderá ser utilizado.

    Lembre-se que os conceitos e afirmações contidos nos artigos serão de inteira responsabilidade de todos os autores do trabalho.

    Os artigos serão publicados em ordem de aprovação e os artigos não aprovados serão arquivados havendo, no entanto, o encaminhamento de uma justificativa pelo indeferimento.

    Em caso de dúvida, consultar artigos de fascículos já publicados ou se dirija à Comissão Editorial, pelo endereço atendimento.extensao.rural@gmail.com.

  9. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Extensão Rural, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte seja citada.
 

Declaração de Direito Autoral

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC-SA 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.