Desafios e estratégias de letramento visual na educação de surdos: análise de vídeo didático
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X87080Palavras-chave:
Educação de Surdos, Vídeos Didáticos, Libras, Letramento Visual, Educação EspecialResumo
O presente artigo visa apresentar e analisar os elementos presentes em um vídeo didático de geografia para crianças surdas da primeira etapa do ensino fundamental, e discutir se tais elementos podem favorecer o letramento visual. Trata-se de uma pesquisa exploratória, do tipo documental, e cujo objeto de estudo foi o canal “Sala 8”, da plataforma Youtube, elaborado por uma professora bilíngue de surdos e indicado ao Global Teacher Prize, Prêmio Nobel da Educação, em 2020. Para este artigo foi selecionado um vídeo da disciplina de geografia, intitulado “Zona Rural e Zona Urbana”, que é a produção que possui o maior número de acessos do canal. Nas análises foram considerados os seguintes aspectos: a) apresentar estratégias de letramento utilizadas pela professora; b) apontar aspectos que devem ser levados em consideração na criação de vídeos didáticos para surdos. As discussões foram embasadas em conceitos apresentados por estudiosos da área, como Santaella (2012), Taveira (2016) e Lebedeff (2010). Como resultados, destacam-se a qualidade e a problematização de aspectos relevantes, enfatizando a necessidade de conhecimentos linguísticos, tecnológicos e visuais na produção dos vídeos, bem como a importância do contexto e dos conhecimentos prévios dos alunos surdos. Espera-se que esse artigo possa instigar leituras aprofundadas e contribuir para a produção de vídeos didáticos mais adequados aos alunos surdos, promovendo de fato, um letramento visual.
Downloads
Referências
BETETTO, Joelma Ribeiro. O uso do vídeo como recurso pedagógico: conceitos, questões e possibilidades no contexto escolar. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia), Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011. Disponível em: https://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/2011%20JOELMA%20RIBEIRO%20BETETTO.pdf. Acesso em 18 jan. 2022.
BRASIL. Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 6 jul. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 8 fev. 2024.
BRASIL. Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/D5626.htm. Acesso em: 8 dez. 2021.
BRASIL. Lei Nº 14.191, de 03 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14191.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2014.191%2C%20DE%203%20DE%20AGOSTO%20DE,Nacional%20decreta%20e%20eu%20sanciono%20a%20seguinte%20Lei%3A . Acesso em: 12 fev. 2024.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Trad. Jeferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo. Atlas, 2008. p. 200.
LACERDA,Cristina Broglia Feitosa de. Intérprete de Libras: em atuação na educação infantil e no ensino fundamental. Porto Alegre: Mediação, 2009.
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos. Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Paulo: EdUFSCar, 2013.
LEBEDEFF, Tatiana Bolivar. Aprendendo “a ler” com outros olhos: relatos de oficinas de letramento visual com professores surdos. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 36, p. 175-196, 2010. Disponível em: https://periodicos-old.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1606/0. Acesso em: 10 dez. 2023.
QUADROS, Ronice Muller. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
REILY, Lucia. As imagens: o lúdico e o absurdo no ensino de arte para pré-escolares surdos. In: SILVA, Ivani Rodrigues; KAUCHAKJE, Samira; GESUELI, Zilda Maria. (Org.). Cidadania, surdez e linguagem: Desafios e realidades. São Paulo, Editora Plexus, 2003.
REILY, Lucia. Escola inclusiva: Linguagem e mediação. Campinas, 2.ed. SP: Papirus, 2006.
SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
SANTIAGO, V. A. A.; ANDRADE, C. E. Surdez e sociedade: questões sobre conforto linguístico e participação social. In: ALBRES, N. A.; NEVES, S. L. G.. (Org.). Libras em Estudo: política linguística. 1ed. São Paulo: FENEIS-SP, 2013, v. 1, p. 145-163.
SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 8.ed. Porto Alegre: Mediação, 1998.
SKLIAR, Carlos. (Org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos. 2.ed. Porto Alegre: Mediação, 1999. 2v.
SILVA, Janete Borges. O vídeo como recurso didático. Monografia - Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Chuí, Rio Grande do Sul, 2009.
SORDI, Aline. A contribuição do letramento visual em vídeos didáticos para o aprendizado de alunos surdos. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17394. Acesso em: 14 nov. 2023.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Por uma didática da invenção surda: prática pedagógica nas escolas-piloto de educação bilíngue no município do Rio de Janeiro. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Alexandre. O letramento visual como chave de leitura das práticas pedagógicas e da produção de artefatos no campo da surdez. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 18, n. 39, p. 174-195, set./dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v18i39.3691. Acesso em: 17 set. 2023.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Obras Escogidas. Tomo I. Trad. José Maria Bravo. Madrid: Visor, 1997.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Obras Escogidas. Tomo II. Trad. José Maria Bravo. Madrid: Visor, 2001.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação Especial
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).