A química orgânica acessibilizada por meio de kits de modelo molecular adaptados

Autores

  • Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck Universidade de Brasília - UnB
  • Washington de Oliveira Neto Licenciado em Química pela UnB

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X15688

Palavras-chave:

Química, Cegos e baixa visão, Acessibilidade.

Resumo

De acordo com o censo escolar 2013, havia cerca de 360 alunos com deficiência visual matriculados em instituições públicas de ensino apenas na capital do país. Considerando que esta estatística referia-se a apenas uma única unidade da federação, vemos que há uma crescente demanda para o Ensino de Química acessibilizado – termo que, embora não conste no dicionário, é perfeito para representar a ponte que pode ligar a falta de visão ao farto conhecimento químico. A Química, com seus vários modelos utilizados para facilitar a compreensão dos que vêem, deve também ser decifrada para os que não vêem. Esse trabalho propõe a elaboração de kits de modelos moleculares texturizados visando estimular o aprendizado de todos (videntes, baixa visão e cegos). Os modelos moleculares texturizados criados foram testados com o auxílio de um grupo de alunos deficientes visuais, os quais participaram efetivamente da melhoria dos mesmos.

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Biografia do Autor

Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck, Universidade de Brasília - UnB

Professora Adjunta do Instituto de Química - UnB

Washington de Oliveira Neto, Licenciado em Química pela UnB

Licenciado em Química pela Universidade de Brasília.

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Publicado

2015-05-11

Como Citar

Razuck, R. C. de S. R., & Oliveira Neto, W. de. (2015). A química orgânica acessibilizada por meio de kits de modelo molecular adaptados. Revista Educação Especial, 28(52), 473–486. https://doi.org/10.5902/1984686X15688

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua