A dimensão subjetiva implicada nas disputas pertinentes à educação especial inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X84814Parole chiave:
Subjetividade, Educação especial, Análise documentalAbstract
O artigo objetiva analisar a dimensão subjetiva implicada na elaboração, divulgação, suspensão, revogação do Decreto nº 10.502/2020, nova Política Nacional de Educação Especial: equitativa, inclusiva e aprendizagem ao longo da vida. A análise fundamenta-se na Teoria da Subjetividade, com ênfase na categoria subjetividade social, considerando seu valor heurístico para compreender os processos sociais na sua dimensão subjetiva configurada no âmbito da atuação de indivíduos, grupos e instituições. O estudo está orientado por um processo construtivo-interpretativo das informações e dos registros documentais identificados no processo de elaboração e divulgação do documento, da suspensão pelo Supremo Tribunal Federal, da revogação em 2023 e das tentativas atuais de retomada no Congresso Nacional. Esses são atos políticos, legais e sociorrelacionais atravessados por relações de poder, valores, crenças, interesses que expressam a subjetividade social de grupos e instituições partícipes das disputas pertinentes à perspectiva inclusiva da Educação Especial, no contexto da agenda regressiva em curso no Brasil.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao. Acesso em: 03 fev. 2023.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília; MEC. 2008. 19p.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 2° Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação – 2018. Brasília, DF, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação. PNEE: Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Brasília, DF, 2020. 124p.
CARVALHO, Glaucia Melasso Garcia de. A direção escolar na constituição da subjetividade social favorecedora da inovação, 195f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
DOURADO, L. F. Avaliação do plano nacional de educação 2001-2009: questões estruturais e conjunturais de uma política. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 112, p. 677-705, jul.-set. 2010. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 11 jul. 2018.
GONZÁLEZ REY, Fernando; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. (2017b). El desarrollo de la subjetividad: una alternativa frente a las teorías del desarrollo psíquico. Papeles de Trabajo sobre Cultura, Educación y Desarrollo Humano, v.13, n.2, p. 03-20. Disponível em: http://psicologia.udg.edu/PTCEDH/menu_articulos.asp. Acesso em: 10 ago. 2023.
GOULART, Daniel. A teoria da subjetividade como referencial crítico-propositivo: Caminhos, inovações e desdobramentos. Em: Albertina, MITJÁNS MARTÍNEZ; R. VALDÉS-PUENTES; Maria Carmen. R. V. TACCA. Teoria da subjetividade como perspectiva crítica: Desenvolvimento, implicações e desafios atuais. Campinas: Alínea, 2022. p 65-86.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Epistemología cualitativa y subjetividad. São Paulo: Educ, 1997.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Subjetividade e saúde: superando a clínica da patologia. São Paulo: Cortez, 2011.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Ideias e Modelos teóricos na pesquisa construtivo-interpretativa. Em: Mitjáns Martínez, A. Mauricio Neubern. Mori, Valéria. Subjetividade contemporânea: discussões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Alínea, 2014. p. 13-34.
GONZÁLEZ REY, Fernando. La subjetividad y su significación para el estudio de los procesos políticos: sujeto, sociedad y política. In: PIEDRAHITA, Claudia; DÍAZ, Álvaro; Vommaro, Pablo (Org). Subjetividades políticas: desafíos y debates latinoamericanos. pp. 11- 29 Bogotá, Colombia. Clacso. Universidad Distrital Francisco José de Caldas. ISBN 978-958-20-1079-9. 2019a.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Subjectivity as a New Theoretical, Epistemological, and Methodological Pathway Within Cultural-Historical Psychology. In: GONZÁLEZ REY, Fernando. ; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina; GOULART, Daniel Magalhães (Org.). Subjectivity within cultural-historical approach: theory, methodology and research. 1ed.Singapore: Springer, 2019b, p. 21-36.
GONZÁLEZ REY, Fernando. O social como produção subjetiva: superando a dicotomia indivíduo-sociedade numa perspectiva cultural histórica da subjetividade. In: SANTANA, Ferreira Marcelo; SAMPAIO, Lima Renato; PINTO DE ALMEIDA, Leonardo. (org.) Diálogos sobre o Social e a Psicologia. Rio de Janeiro: Grupo Multifoco, 2020. p 41-70.
GONZÁLEZ REY, Fernando; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Subjetividade: teoria, epistemologia e método. Campinas: Alínea, 2017.
INCLUSÃO JÁ! Manifesto da sociedade civil em relação à Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Publicado em 21/03/2018. Disponível em: https://inclusaoja.com.br/tag/bncc/. Acesso em: 20 abr. 2018.
JAKIMIU, Vanessa Campos de Lara. Extinção da SECADI: A negação do direito à educação (para e com a diversidade). Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 3, p.115-137, jan./mar. 2021.Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/reed. Acesso em: 03 ago. 2023.
JORNAL DO NORTE. MEC passa a receber denúncias de recusa de matrículas de alunos com deficiência; entenda. 26 de novembro de 2020, às 15:30h. Disponível em: https://jornalonorte.com.br/mec-passa-a-receber-denuncias-de-recusa-de-matriculas-de-alunos-com-deficiencia-entenda/. Acesso em: 13 ago. 2023.
KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães; REBELO, Andressa Santos; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de. Embates e disputas na política nacional de Educação Especial brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e217170, 2019. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945217170. Acesso em: 02 jul. 2023.
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Meta 04: Educação Especial/Inclusiva. In: OLVERIA, J. F. de; GOUVEIA, A. P. I.; ARAÚJO, H. (Orgs). Cadernos de Avaliação das Metas do Plano Nacional de Educação: PNE 2014-2024. Brasília: ANPAE, 2018.
LANDIN, Caroline Carvalho da Costa Lima; REBELO, Andressa Santos. Aprendizagem ao longo da vida e suas nuances: fundamentos e decreto nº 10.502/2020. Revista Teias. v. 24, n. 73, abr./jun. 2023, pp.18-30. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/73909/46772. Acesso em: 01 jul. 2023.
MARTINS, Luiz Roberto Rodrigues. Implicações da subjetividade social na escola na institucionalização da políticas públicas no ensino fundamental. 216f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
MATOS, Neide da Silveira Duarte de et al. BNCC e política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva: análise à luz da teoria histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. In: MALANCHEN, Julia; MATOS, Neide da Silveira Duarte de; ORSO, Paulino José (Orgs.). A Pedagogia Histórico-crítica, as Políticas Educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas-SP: Autores Associados, 2020.
MENDES, Enicéia Gonçalves; CIA, Fabiana.; TANNUS-VALADÃO, Gabriela. Inclusão escolar e os desafios para a formação de professores em educação especial. Série: Observatório Nacional de Educação Especial. São Carlos, SP: Marquezine e Manzini, ABPEE, 2015. v. 2.
MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina; GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Psicologia, Educação e Aprendizagem escolar: avançando na contribuição da leitura cultural-histórica. São Paulo: Cortez, 2017.
MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Subjetividade Social: Desafios de um Conceito. Em: A. MITJÁNS MARTÍNEZ; R. VALDÉS-PUENTES; M. C. R. V. TACCA. Teoria da Subjetividade: discussões teóricas e metodológicas e implicações para a prática profissional. Campinas: Alínea, 2020. p. 47-66.
MORAIS, Erivania Melo de; SANTOS, Camila Rodrigues dos; PAIVA, Irene Alves de. Políticas públicas de educação no contexto neoliberal: um breve balanço. Inter-Legere. Vol 4, n. 31/2021: c25900. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/25900. Acesso em: 12 ago. 2023.
OLIVEIRA, Carolina Torres. Subjetividade social da sala de aula e criatividade na aprendizagem. 234f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
OLIVEIRA NETA, Adelaide de Sousa; SANTOS, Geandra Claudia Silva; ANACHE, Alexandra Ayach. Política de Educação Especial no Brasil: ameaças, contradições e descontinuidades. Série-estudos, v. 28, n 62, pp. 11-34. Jan./abr. 2023. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2318-19822023000100011&script=sci_arttext. Acesso em: 21 jul. 2022.
PIETRO, Ribeiro Gonçalves. Educação especial em municípios paulistas: histórias singulares ou tendência unificadora? In: BAPTISTA, Claudio Roberto; JESUS, Denise Meyrelles. de. (Orgs). Avanços em políticas de inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. 3 ed. Porto Alegre: Mediação, 2015.
PIMENTEL, Alessandra. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa. Nov, n.114, 2001, p.179–95. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000300008. Acesso em: 06 abr. 2018.
ROSA, Júlia Gabriele Lima da; LIMA, Luciana Leite. Muda o governo, mudam as políticas? O caso da Política Nacional de Educação Especial. Revista Brasileira de Educação, vol. 27, e270026, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270026. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5nfd85TJZydqDPJVQDMM5Tk/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 jul. 2022.
SANTOS, Geandra Claudia Silva et al. Inclusão e formação de professores em tempos de BNC-Formação: tensões e perspectivas de um debate. In: HOBOLD, Márcia SCHLINDWEIN, Luciane Maria. As condições da formação do trabalho docente no cenário pandêmico. NUP/UFSC, 2022
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Suspensa eficácia de decreto que instituiu a política nacional de educação especial. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=456419&ori=1. Acesso em: 01 dez. 2020.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Revista Educação Especial
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).