Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação Emocional
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X44426Parole chiave:
Educação Emocional, Raiva, Deficiência Intelectual.Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar os principais estímulos geradores da emoção da raiva em estudantes com deficiência intelectual a partir dos princípios da Educação Emocional. Diante de uma realidade de preconceito e exclusão vivenciada pelas pessoas com deficiência, o que afeta diretamente as suas emoções, a emoção da raiva é comumente vivenciada por esse grupo social, muitas vezes, de forma inconsciente e afetando diretamente seu bem-estar. Nesse contexto, a Educação Emocional surge como ferramenta pedagógica que deve ser incluída na escola, uma vez que oferece a possibilidade de o sujeito educar-se emocionalmente. O argumento central que norteia este estudo é que a emoção da raiva, quando vivenciada de maneira saudável através da Educação Emocional, pode contribuir para a superação de situações de vulnerabilidade que marcam a vida das pessoas com deficiência. Esta pesquisa adere à abordagem qualitativa e foi realizada por meio da observação direta e da entrevista semiestruturada, com 27 jovens com deficiência intelectual da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados deste estudo apontam a importância da vivência da raiva de maneira saudável e consciente através dos princípios da Educação Emocional, pois esta emoção pode proporcionar motivação para o rompimento de situações de vulnerabilidade em pessoas com deficiência.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARONSON, Ellen. Prejudice. In: The Social Animal. New York: Worth Publishers/W.H. Freeman and Company, 1999. p. 304-363.
BISQUERRA, Rafael Alzina. Educación Emocional y Bienestar. Espanã. Wolter Kluwer Educación. 2000.
CASANOVA, Nuno; SIQUEIRA, Sara; MATOS e SILVA, Vitor. Emoções. 2009. Disponível em: <https://goo.gl/2vTKmq>. Acesso em: Agosto de 2018.
CASASSUS, Juan. Fundamentos da Educação Emocional. Brasília: UNESCO, Liber Livros Editora, 2009.
CHAUÍ, Marilena. Participando do debate sobre mulher e violência. Perspectivas Antropológicas da Mulher v.4, p. 23-62, 1984.
CROCHÍK, José Leon. Preconceito, indivíduo e sociedade. Temas em psicologia. Vol.4 no.3 Ribeirão Preto dez. 1996. Universidade de São Paulo. Versão impressa ISSN 1413- 389X.
CRUZ, Daniel Marinho Cesar da.; SILVA, Juliana Testa; ALVES, Heliana Castro. Evidências sobre violência e deficiência: implicações para futuras pesquisas. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v. 13, n. 1, p. 131-146, 2007
DAMÁSIO, Antonio. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
DE MOURA, Cristiane Faiad; PASQUALI, Luiz. Construção de um teste objetivo de resistência à frustração. Psico USF, Itatiba, v. 11, n. 2, p. 137-146, dez. 2006. Disponível em <https://goo.gl/NqByuj>. Acesso em Agosto de 2018.
GAUDENZI, Paula; ORTEGA, Francisco. Problematizando o conceito de deficiência a partir das noções de autonomia e normalidade. Ciência & Saúde Coletiva, 21(10):3061- 3070, 2016.
LOPES NETO, Aramis. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria- Vol. 81, No5(Supl), 2005.
MARTINS, José Maria. A lógica das emoções na ciência e na vida. Editora Vozes, Petrópolis, 2004.
MOOIJ, Ton. Differences in pupil characteristics and motives in being a victim, perpetrator and witness of violence in secondary education. Res Papers Educ. 2011; 26(1):105-2.
NAVAS, José Miguel Mestre. e BOZAL, R. G. La Regulación de las Emociones. Madrid: Ediciones Pirámide, 2012.
NEVES, Tânia Regina Levada. Educar para a cidadania: promovendo a auto-advocacia em grupos de pessoas com deficiência. São Carlos: UFSCAR, 2005. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos.
POSSEBON, Elisa Gonsalves. As emoções básicas: medo, tristeza e raiva. Libellus. João Pessoa, 2017a.
POSSEBON, Elisa Gonsalves. O universo das emoções: uma introdução. Libellus. João Pessoa, 2017b.
SILVA, Adriana Nunan do Nascimento. Homosexualidade e Discriminação: o preconceito sexual internalizado. 2007. Disponível em: <https://goo.gl/GXXtQP>. Acesso em: Agosto de 2018.
SILVA, Luciene. Maria da. A deficiência como expressão da deficiência. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 44. p. 111-133. dez. 2006a. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/n44/a06n44.pdf> Acesso em: dez. 2018.
SILVA, Luciene Maria da. O estranhamento causado pela deficiência: preconceito e experiência. Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 33 set./dez. 2006b. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n33/a04v1133.pdf> Acesso em: dez. 2018.
WILLIAMS, Lucia Cavalcanti de Albuquerque. Sobre deficiência e violência: reflexões para uma análise de revisão de área. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, Jul.-Dez. 2003, v.9, n.2, p.141-154. Disponível em: <http://www.laprev.ufscar.br/documentos/arquivos/artigos/2003-williams.pdf> Acesso em: dez. 2018.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).