Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação Emocional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X44426

Palavras-chave:

Educação Emocional, Raiva, Deficiência Intelectual.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os principais estímulos geradores da emoção da raiva em estudantes com deficiência intelectual a partir dos princípios da Educação Emocional. Diante de uma realidade de preconceito e exclusão vivenciada pelas pessoas com deficiência, o que afeta diretamente as suas emoções, a emoção da raiva é comumente vivenciada por esse grupo social, muitas vezes, de forma inconsciente e afetando diretamente seu bem-estar. Nesse contexto, a Educação Emocional surge como ferramenta pedagógica que deve ser incluída na escola, uma vez que oferece a possibilidade de o sujeito educar-se emocionalmente. O argumento central que norteia este estudo é que a emoção da raiva, quando vivenciada de maneira saudável através da Educação Emocional, pode contribuir para a superação de situações de vulnerabilidade que marcam a vida das pessoas com deficiência. Esta pesquisa adere à abordagem qualitativa e foi realizada por meio da observação direta e da entrevista semiestruturada, com 27 jovens com deficiência intelectual da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados deste estudo apontam a importância da vivência da raiva de maneira saudável e consciente através dos princípios da Educação Emocional, pois esta emoção pode proporcionar motivação para o rompimento de situações de vulnerabilidade em pessoas com deficiência.

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Biografia do Autor

Taísa Caldas Dantas, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB (2011), graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007) e em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Trabalha como Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba, vinculada ao Centro de Educação no Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP). Leciona na área de conhecimento da Educação Especial no curso de Pedagogia e demais licenciaturas. Coordena o curso de especialização a distância Gênero e Diversidade na escola. Atualmente é vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Emocionalidade, vinculado ao CNPQ, onde coordena a linha de pesquisa Educação Emocional, Empoderamento e Inclusão. Também integra o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de sexo e gênero (NIPAM), da UFPB e vinculado ao CNPQ. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Emocional, Educação Especial, Direito das Pessoas com Deficiência, Autoadvocacia e Empoderamento, Pesquisa Educacional, Direito das Mulheres/Relações de Gênero e Estudos Culturais.

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Publicado

2020-11-09

Como Citar

Dantas, T. C. (2020). Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação Emocional. Revista Educação Especial, 33, e58/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X44426

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua