Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação Emocional
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X44426Keywords:
Educação Emocional, Raiva, Deficiência Intelectual.Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar os principais estímulos geradores da emoção da raiva em estudantes com deficiência intelectual a partir dos princípios da Educação Emocional. Diante de uma realidade de preconceito e exclusão vivenciada pelas pessoas com deficiência, o que afeta diretamente as suas emoções, a emoção da raiva é comumente vivenciada por esse grupo social, muitas vezes, de forma inconsciente e afetando diretamente seu bem-estar. Nesse contexto, a Educação Emocional surge como ferramenta pedagógica que deve ser incluída na escola, uma vez que oferece a possibilidade de o sujeito educar-se emocionalmente. O argumento central que norteia este estudo é que a emoção da raiva, quando vivenciada de maneira saudável através da Educação Emocional, pode contribuir para a superação de situações de vulnerabilidade que marcam a vida das pessoas com deficiência. Esta pesquisa adere à abordagem qualitativa e foi realizada por meio da observação direta e da entrevista semiestruturada, com 27 jovens com deficiência intelectual da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados deste estudo apontam a importância da vivência da raiva de maneira saudável e consciente através dos princípios da Educação Emocional, pois esta emoção pode proporcionar motivação para o rompimento de situações de vulnerabilidade em pessoas com deficiência.
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