Experiências escolares, aprendizagem e cultura: produção do sujeito surdo no cenário da escola contemporânea

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X41272

Parole chiave:

Cultura surda, aprendizagem, experiências escolares.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo compreender a articulação entre os conceitos de cultura e de aprendizagem como condição de possibilidade para pensar a produção do sujeito surdo no cenário da escola contemporânea. Para dar conta de tal problemática, a análise empreendida tomará como base os dados de uma pesquisa realizada em 13 escolas específicas de surdos do Rio Grande do Sul. A partir desse empreendimento analítico, que coloca em operação dois possíveis conceitos-ferramenta – subjetivação e dispositivo pedagógico –, selecionamos 20 entrevistas com alunos surdos e 4 entrevistas com professores, em um universo de 156 sujeitos. Com base nas narrativas, consideramos as singularidades e recorrências discursivas que tangenciam as noções de cultura e de aprendizagem na escolarização das pessoas surdas. Sobre esse amálgama de verdades instituídas é que tensionamos o que vem sendo produzido sobre o ser surdo no contexto da educação bilíngue, inferindo e imprimindo desejos de ser, aprender e viver.

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Biografie autore

Márcia Lise Lunardi-Lazzarin, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Professora doutora na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Anie Pereira Goularte Gomes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutoranda na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Camila Righi Medeiros Camillo, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutoranda na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Pubblicato

2020-07-08

Come citare

Lunardi-Lazzarin, M. L., Gomes, A. P. G., & Camillo, C. R. M. (2020). Experiências escolares, aprendizagem e cultura: produção do sujeito surdo no cenário da escola contemporânea. Revista Educação Especial, 33, e21/ 1–18. https://doi.org/10.5902/1984686X41272

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua