Da avaliação à intervenção na perturbação do espetro do autismo

Autores

  • Helena Isabel da Silva Reis Instituto Politécnico de Leiria
  • Ana Paula da Silva Pereira Instituto de Educação da Universidade do Minho
  • Leandro da Silva Almeida Instituto de Educação da Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X19423

Palavras-chave:

Perturbações do Espectro do Autismo, Avaliação, Intervenção Precoce

Resumo

A avaliação das perturbações caracterizadas por padrões de comportamento e de desenvolvimento atípicos tais como as Perturbações do Espetro do Autismo é, no mínimo, complexa. Desde o diagnóstico à própria descrição de PEA que a contradição, incerteza e desacordo, surgem entre os vários profissionais e, apesar do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (APA, 2013) providenciar uma descrição cuidada do perfil sintomático da criança com PEA, a observação, a aplicação de checklists e de testes standardizados, conjuntamente com a família, continua a ser crucial para o desenvolvimento de um plano individualizado de intervenção. Apesar do aumento significativo da pesquisa sobre a PEA e dos rápidos avanços na ciência, a avaliação eficiente desta perturbação continua a ser um desafio, sobretudo, para determinar uma intervenção precoce efetiva.

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Biografia do Autor

Helena Isabel da Silva Reis, Instituto Politécnico de Leiria

Doutorada em Estudos da Criança-Educação Especial no Instituto de Educação na Universidade do Minho;Prof. Adjunta Convidada na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria; Terapeuta Ocupacional na Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Ana Paula da Silva Pereira, Instituto de Educação da Universidade do Minho

Doutorada em Educação Especial pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. Membro efetivo do Centro de Investigação em Educação (CIEd), Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial, do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Leandro da Silva Almeida, Instituto de Educação da Universidade do Minho

Doutorado em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação, na Universidade do Porto. Membro efetivo do Centro de Investigação em Educação (CIEd), Professor Catedrático de Psicologia da Educação no Instituto de Educação da Universidade do Minho

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Reis, H. I. da S., Pereira, A. P. da S., & Almeida, L. da S. (2016). Da avaliação à intervenção na perturbação do espetro do autismo. Revista Educação Especial, 29(55), 269–280. https://doi.org/10.5902/1984686X19423

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua