A singularidade dos estudantes com deficiência intelectual frente ao modelo homogeneizado da escola: reflexões sobre o processo de inclusão

Autores/as

  • Roseane Cunha Universidade de Brasília
  • Maristela Rossato Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X16288

Palabras clave:

Deficiência intelectual, Sujeito, Inclusão, Aprendizagem.

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a singularidade dos estudantes com deficiência intelectual frente ao modelo homogeneizado da escola de conceber os processos de aprendizagem. A deficiência intelectual assume, neste cenário, um caráter restritivo, anulando a construção histórica das pessoas com deficiência. Teoricamente, recorremos à Teoria da Subjetividade de González Rey visando ter uma base que possibilitasse recuperar o caráter dialético e complexo da expressão do sujeito na produção de sentido subjetivo. Metodologicamente recorremos à Epistemologia Qualitativa que tem como base o caráter dialógico, construtivo-interpretativo e singular na produção do conhecimento. Trabalhamos com estudo de caso múltiplo, por meio da observação da prática pedagógica, análise documental e indutores orais para a expressão dos participantes. No presente artigo a discussão está orientada pelo movimento empírico de uma professora na busca de condições para promover a inclusão de estudantes das classes especiais para o ensino regular.  É possível concluir que os estudantes com deficiência intelectual produzem sentidos subjetivos sobre sua aprendizagem escolar, podendo mobilizá-la ou limitá-la, a depender das produções simbólico-emocionais do processo.

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Biografía del autor/a

Roseane Cunha, Universidade de Brasília

Mestranda em Educação

Faculdade de Educação

 

Maristela Rossato, Universidade de Brasília

Laboratório de Microgênese das Interações Sociais

Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento

Instituto de Psicologia

Publicado

2015-09-28

Cómo citar

Cunha, R., & Rossato, M. (2015). A singularidade dos estudantes com deficiência intelectual frente ao modelo homogeneizado da escola: reflexões sobre o processo de inclusão. Revista De Educación Especial, 28(53), 649–664. https://doi.org/10.5902/1984686X16288

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua

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