As professoras da sala comum e seus dizeres: Atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais

Autores

  • Andréia Heiderscheidt Fuck Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Aliciene Fusca Machado Cordeiro Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X16093

Palavras-chave:

Trabalho docente, Salas de recursos multifuncionais, Atendimento educacional especializado.

Resumo

Este trabalho apresenta os dizeres das professoras da Sala Comum sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Tem como objetivo principal investigar o que as professoras sabem e esperam deste atendimento no contexto escolar. Para a construção dos dados utilizou-se a aplicação de questionários a 144 docentes do 1º ao 5º ano da rede municipal de Joinville, os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Franco (2012). Os resultados indicam que as professores da Sala Comum sabem que o AEE nas SRM destina-se aos alunos público-alvo da Educação Especial e tem como um dos objetivos disponibilizar recursos e adaptações, porém, esperam que este possa eliminar as necessidades/dificuldades dos estudantes para desenvolver a aprendizagem. Concluiu-se, que as questões apontadas pelas professoras pesquisadas, mostram-se coerentes com as funções do professor especializado, desde que se entenda que esta é uma responsabilidade que perpassa toda a organização escolar, envolvendo os profissionais inseridos neste processo. Evidenciou-se, ainda a insuficiência de troca/parceria entre as professoras da SRM e da Sala Comum, assim como a necessidade de maiores informações e formações no contexto escolar que tenham como foco o trabalho docente numa perspectiva colaborativa.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Heiderscheidt Fuck, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Professora Especialista em Atendimento Educacional Especializado

Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Psicologia da Educação

Downloads

Publicado

2015-05-11

Como Citar

Fuck, A. H., & Cordeiro, A. F. M. (2015). As professoras da sala comum e seus dizeres: Atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais. Revista Educação Especial, 28(52), 393–404. https://doi.org/10.5902/1984686X16093

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.