A importância da pedagogia nos processos inclusivos

Autores

  • Morgana Domênica Hattge Centro Universitário UNIVATES Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Viviane Klaus Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X7641

Palavras-chave:

Pedagogy, Pedagogical knowledge, Inclusion processes.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X7641

 

O presente artigo busca, inicialmente, problematizar os processos inclusivos que se estabelecem nos ambientes educativos, com o objetivo de compreender os sentidos que a inclusão escolar assume no cenário educacional e acadêmico contemporâneo. Ao analisar-se uma série de pesquisas que têm como foco a produção do anormal a partir dos diagnósticos e tratamentos clínicos e psicológicos, percebe-se um silenciamento da Pedagogia, que se submete ao saber clínico ou da área psi e acaba por não cumprir sua função na produção de práticas pedagógicas que atendam às necessidades específicas dos sujeitos. Assim, o diagnóstico clínico passa a ser visto como uma verdade absoluta sobre o sujeito, de modo que as intervenções, muitas vezes, são restritas à medicalização. Desse modo, é fundamental refletirmos sobre as relações que se estabelecem entre esses diferentes saberes e seus efeitos nos espaços educativos. Este artigo é um convite à reflexão sobre os desafios da Pedagogia na construção de processos mais inclusivos na área educacional.

Palavras-chave: Pedagogia. Saber pedagógico. Processos inclusivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Morgana Domênica Hattge, Centro Universitário UNIVATES Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Professora do Curso de Pedagogia e demais Licenciaturas no Centro Universitário UNIVATES. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Mestre (2007) em Educação pela UNISINOS. Especialista (2004) em Gestão Educacional pela FACCAT. Graduada (2003) em Pedagogia pela UNISINOS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão - GEPI/UNISINOS/CNPq.

Viviane Klaus, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Professora do Curso de Pedagogia e professora colaboradora do Mestrado Profissional em Gestão Educacional na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Gerente de Ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu na UNISINOS. Doutora (2011) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre (2004) em Educação pela UFRGS. Graduada (2000) em Pedagogia pela UNISINOS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão - GEPI/UNISINOS/CNPq.


Downloads

Publicado

2014-06-02

Como Citar

Hattge, M. D., & Klaus, V. (2014). A importância da pedagogia nos processos inclusivos. Revista Educação Especial, 27(49), 327–340. https://doi.org/10.5902/1984686X7641

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua