A importância da pedagogia nos processos inclusivos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X7641Parole chiave:
Pedagogy, Pedagogical knowledge, Inclusion processes.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X7641
O presente artigo busca, inicialmente, problematizar os processos inclusivos que se estabelecem nos ambientes educativos, com o objetivo de compreender os sentidos que a inclusão escolar assume no cenário educacional e acadêmico contemporâneo. Ao analisar-se uma série de pesquisas que têm como foco a produção do anormal a partir dos diagnósticos e tratamentos clínicos e psicológicos, percebe-se um silenciamento da Pedagogia, que se submete ao saber clínico ou da área psi e acaba por não cumprir sua função na produção de práticas pedagógicas que atendam às necessidades específicas dos sujeitos. Assim, o diagnóstico clínico passa a ser visto como uma verdade absoluta sobre o sujeito, de modo que as intervenções, muitas vezes, são restritas à medicalização. Desse modo, é fundamental refletirmos sobre as relações que se estabelecem entre esses diferentes saberes e seus efeitos nos espaços educativos. Este artigo é um convite à reflexão sobre os desafios da Pedagogia na construção de processos mais inclusivos na área educacional.
Palavras-chave: Pedagogia. Saber pedagógico. Processos inclusivos.
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