Desafios docentes para a atuação no Atendimento Educacional Especializado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X36231

Palavras-chave:

Políticas de Educação Especial, desafios docentes, Atendimento Educacional Especializado.

Resumo

A proposta brasileira de Educação Inclusiva resultou no crescente acesso de estudantes com deficiência às escolas regulares. Decorrente disso, o sistema educacional brasileiro mudou significativamente quanto ao atendimento a esses educandos. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) caracteriza-se como uma das estratégias de inclusão previstas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Este artigo evidencia uma pesquisa que objetivou compreender os desafios profissionais e os efeitos de subjetivação produzidos pelas políticas de Educação Especial no que diz respeito ao AEE. O problema de pesquisa que direcionou o estudo assim  constituiu-se: Como os docentes são desafiados para operacionalizar a Política Nacional de Educação Especial no que diz respeito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE)? Para este estudo, foram entrevistadas professoras atuantes no AEE em escolas e centros de educação infantil no oeste de Santa Catarina. O material empírico gerado por meio de entrevistas narrativas foi examinado pela perspectiva da análise do discurso, amparada em referenciais foucaultianos. O estudo evidenciou como os discursos legais têm operado na subjetivação e governamento dos docentes atuantes no AEE. Os discursos inclusivos presentes nas instituições escolares e nas políticas públicas de inclusão surgem como uma forma de governamento das populações, buscam o controle e o gerenciamento do risco, além da subjetivação dos indivíduos. Contudo, os avanços no campo da educação inclusiva são evidentes e reconhecidos, e, mesmo que haja a necessidade de tensionar seus paradoxos, é essencial intensificar o processo de inclusão.

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Biografia do Autor

Joce Daiane Borilli Possa, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Mestre pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Professora doutora na Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

Possa, J. D. B., & Pieczkowski, T. M. Z. (2020). Desafios docentes para a atuação no Atendimento Educacional Especializado. Revista Educação Especial, 33, e37/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X36231

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