Ansiedade e autoestima associadas ao baixo desempenho escolar em estudantes com dislexia de desenvolvimento: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X54521

Palavras-chave:

Ansiedade, baixo desempenho escolar, dislexia de desenvolvimento.

Resumo

A dislexia de desenvolvimento é uma disfunção neurobiológica ocasionada por fatores de ordem cognitiva, hereditária e ambiental. Tal disfunção provocaria uma dificuldade específica, significativa e persistente, em distintos graus, na aprendizagem da decodificação, comprometendo os processos de compreensão leitora e escrita. Podendo, ainda, ocasionar o risco de desenvolvimento da ansiedade e da baixa autoestima, estando significativamente correlacionadas ao baixo desempenho escolar em estudantes com dislexia. A esse tema, objetivou-se investigar sobre ansiedade e autoestima associadas ao baixo desempenho escolar em estudantes com dislexia. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada a partir da busca por publicações científicas indexadas nas bases de dados MEDLINE/PubMed, Europe PMC e ERIC. Os seguintes descritores foram utilizados: ansiedade, autoestima, dislexia de desenvolvimento, dificuldade de desenvolvimento de leitura, educação, estudantes e transtorno da leitura da dislexia do desenvolvimento. Ao final das buscas, foram selecionados 11 estudos para compor o presente artigo, nos idiomas inglês e espanhol, publicados entre os anos de 2009 a 2020. Mediante aos achados, dos estudos analisados foi possível perceber que os estudantes com dislexia apresentaram um perfil emocional-comportamental, caracterizado por menor autoestima e maior ansiedade em relação aos fatores emocionais, além de maiores problemas comportamentais que os estudantes sem dislexia. Conclui-se que é preciso um melhor gerenciamento das emoções e um fortalecimento da autoestima para que haja uma minimização do baixo desempenho escolar em estudantes com dislexia. Para tanto, apoia-se na fundamental importância da ampliação de ações entre a Psicologia e a Educação, elaborando intervenções precoces relacionadas às dificuldades de leitura ao ajustamento psicossocial.

Biografia do Autor

Mara Dantas Pereira, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE

Mestranda na Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil.

Joilson Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE

Professor doutor da Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Pereira, M. D., & Silva, J. P. da. (2021). Ansiedade e autoestima associadas ao baixo desempenho escolar em estudantes com dislexia de desenvolvimento: uma revisão integrativa. Revista Educação Especial, 34, e40/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X54521

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico