Stress ou burnout, a realidade frente a inclusão

Autores

  • Maria Inês Naujorks Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Geisa Letícia Kempfer Universidade Estadual de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina
  • Marcia Denise Pletsch Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro
  • Luis Felipe Dias Lopes Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Resumo

Este trabalho visa estudar o stress que a proposta da escola inclusiva causa, pois ela tem um potencial inédito que precisa ser desvendado para que possamos iniciar um entendimento da complexidade não só da proposta, como também das reações individuais frente ao novo, ao desafio.. Fizeram parte deste estudo as escolas do ensino fundamental da rede pública de Santa Maria/RS, totalizando 91 escolas. Até o presente momento percebemos o processo de inclusão como gerador de situações difíceis nas relações escolares desencadeando um processo de desgaste institucional e pessoal; por parte das escolas : no que se refere a remoção de barreiras arquitetônicas, estudo do projeto politico-pedagógico, entre outros; por parte dos professores: por desconhecerem o que é o fenômeno da deficiência e seus desdobramentos na dinâmica em sala de aula.

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Publicado

2012-04-20

Como Citar

Naujorks, M. I., Kempfer, G. L., Pletsch, M. D., & Lopes, L. F. D. (2012). Stress ou burnout, a realidade frente a inclusão. Revista Educação Especial, 67–74. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5288

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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